Cerca de 50 pessoas ficaram em frente à emissora de TV durante as quase três horas de debate. Apesar do telão instalado no local para que pudessem assistir às propostas dos candidatos, a maioria dos simpatizantes, cabos eleitorais e candidatos a vereador estava mais interessada em gritar, cantar, vaiar e aplaudir. O clima animado do lado de fora contrastava com o estúdio, onde o encontro foi considerado morno.
Portando bandeiras do município e do candidato, a turma mais ruidosa era de Barbosa Neto. O barulho do lado de fora da emissora era ensurdecedor, pelo menos na primeira meia hora do debate. Tanto que ninguém ouviu a apresentação inicial dos candidatos. O interesse maior era em vaiar os prefeituráveis, à medida que iam aparecendo no telão. ‘‘Fora Farage, só sabe falar bonito, fazer que é bom, nada!’’ e ‘‘Volta para Cambé, Hauly’’ foram alguns dos ‘‘elogios’’ feitos pelos cabos eleitorais adversários. O tucano, aliás, foi o mais vaiado dos cinco.
Nedson, por outro lado, foi o mais poupado pelas pessoas que acompanharam o debate. Ele recebeu algumas vaias, mas nenhuma crítica mais contundente. Barbosa Neto foi chamado vários vezes de ‘‘Beligatinho’’ – uma referência ao prefeito cassado Antonio Belinati. Algumas pessoas mais exaltadas usaram palavras de baixo calão contra o pedetista.
A animação dos cabos eleitorais deu um ‘‘molho’’ ao debate, mas não agradou aos moradores do prédio vizinho. A Polícia Militar chegou a pedir silêncio, mas a platéia só se acalmou quando um dos moradores jogou um saco plástico cheio de água. Foi o primeiro de pelo menos três sacos plásticos arremessados do edifício.
A última ‘‘bomba’’ atingiu o tucano Hauly. Último a deixar o estúdio, ele estava sendo carregado nos ombros de seus simpatizantes, quando foi surpreendido com o saco plástico, que estourou em suas costas. A quantidade de água era tanta que sobrou também para o vice de Hauly, Gerson de Araújo, que teve a roupa ensopada.
Rapidamente, os aliados de Hauly fizeram um cerco e tentaram consolá-lo. ‘‘Fizeram isso porque você incomoda’’, disse um deles. O tucano demorou alguns segundos para se recompor, tentou disfarçar a irritação, mas foi embora com a cara amarrada. (L.O.)

mockup