As duas chapas que disputam a presidência do PMDB de Londrina, na convenção municipal da sigla, agendada para o dia 26, estão tentando simultaneamente a impugnação do adversário. Ao invés do consenso, as duas chapas estão transferindo a disputa para a executiva estadual da legenda, através de pedidos de indeferimento do registro das chapas.
As chapas Roberto Requião, que defende a candidatura do secretário Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, a prefeitura de Londrina, e Por Londrina, que apóia a deputada estadual Elza Correia na disputa, foram apresentadas na terça-feira. A pedido do subscritor da chapa Roberto Requião, Miguel Pereira, o registro da Por Londrina foi impugnado.
''Uma parte técnica do estatuto do partido não foi cumprida e a comissão executiva indeferiu a chapa oponente. Na abertura das chapas e na hora de conferir foi visto isso, detalhes técnicos que o estatuto não permite como prazo de filiação inferior a seis meses para membros da chapa, não incluíram os nomes de membros natos, e colocaram para delegados filiados com menos de um ano no partido'', justificou Pereira.
Pereira acredita que será possível até sexta-feira, um acordo entre os dois grupos. ''Estamos tentando uma discussão em torno de algum percentual de participação entre uma chapa e a outra. Nos foi feita uma proposta inicial 50% para cada, mas achamos que temos mais filiados e que não era interessante'', disse.
De acordo com o atual presidente do diretório, o vereador Leonilso Jaqueta, do grupo de Elza Correia, o consenso ainda deverá ser bastante discutida. ''Ofereceram para nós 25% na chapa. Temos que ter uma participação maior, mais efetiva no diretório. Temos a nossa candidata, a deputada Elza, e se tivermos enfraquecidos no diretório, não teremos como disputar as eleições'', afirmou.
Apesar de admitir a negociação, Jaqueta garantiu que hoje, a chapa Por Londrina irá recorrer da impugnação da candidatura à executiva estadual do PMDB, e que deverá pedir o indeferimento da chapa Roberto Requião. ''Estamos entrando com recurso amanhã (hoje) na executiva estadual. Eles cometeram um equívoco. Eles estão dizendo que tem alguns filiados que fazem parte da chapa como delegados, que não tem mais de um ano de filiação. Não deveriam impugnar a chapa, mas os nomes. Vamos pedir o indeferimento da chapa deles porque eles têm os mesmos problemas'', concluiu.

mockup