Diretores da Copel estão na 'corda-bamba'
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2004
Vânia Casado<br> Equipe da Folha 
Curitiba - O estatuto da Companhia Paranaense de Energia (Copel) foi alterado para adequar a estrutura da empresa às diretrizes do governo do Paraná, que é seu controlador e acionista majoritário. O número de diretorias foi reduzido e as indicações dos diretores serão revistas dentro de 30 dias, informou o procurador-geral do Estado, Sergio Botto de Lacerda, que presidiu ontem a Assembléia Extraordinária dos Acionistas da Copel.
Os acionistas aprovaram a redução de oito diretorias da empresa para seis. Para isso, algumas foram extintas e outras unificadas. A estrutura do Conselho de Administração, presidida por João Bonifácio Cabral, que exerce a função de diretor jurídico da Itaipu Binacional, ganhou poder. A intenção é alinhar as novas necessidades da empresa com as diretrizes do governo que quer utilizar a estatal como instrumento para alavancar a economia do Estado com projetos de melhoria da qualidade do padrão de vida da população.
Foi aprovada também a proposta de desverticalização das cinco subsidiárias (Geração, Transmissão, Distribuição, Telecomunicações e Participações) que hoje compõem a holding da Copel. O procurador disse que o governo está ciente que a desverticalização da estatal vai contra a medida provisória (MP) do setor elétrico, baixada pelo Governo Federal, que prega justamente a divisão das empresas em subsidiárias como está a Copel hoje. ''Mas o governador Roberto Requião (PMDB) tem um acordo informal com o presidente da República (Luiz Inácio Lula da Silva) que autoriza a reunificação'', justificou.
A presidência não mudou e fica sob o comando do empresário e ex-governador Paulo Pimentel. As nomenclaturas das diretorias mudam para que os diretores tenham mais claro as atribuições de cada uma. A Diretoria de Planejamento, comandada por Rubens Ghilardi, passa a ser Diretoria de Distribuição. A Diretoria de Administração e Participações que passa a ser Diretoria de Gestão Corporativa, fica com Gilberto Griebeler. A Diretoria de Finanças e a Diretoria de Relações com Investidores são agrupadas numa só Diretoria de Finanças e de Relações com Investidores, sob o comando de Ronald Ravedutti. A Diretoria de Marketing é substituída pela Diretoria de Geração, Transmissão e de Telecomunicações e fica com José Ivan Morozowiski. A Diretoria de Relações Internacionais é transformada em diretoria Jurídica e fica com Assis Correa.
Botto de Lacerda enfatizou que os acionistas votaram uma disposição transitória que todos os diretores que permaneceram terão seus nomes reexaminados pelo Conselho de Administração.


