São Paulo - O diretor-geral do Google Brasil, Fabio José Silva Coelho, informou na noite de ontem que a empresa vai bloquear o vídeo que motivou sua prisão anteontem. Segundo Coelho, o último recurso movido pela empresa foi negado na noite de anteontem. ''Agora, não temos outra escolha senão bloquear o vídeo no Brasil'', escreveu o diretor no blog do Google Brasil. No comunicado, ele afirma que a Justiça Eleitoral não permitiu uma discussão mais profunda do assunto envolvendo o vídeo com ataques ao candidato à Prefeitura de Campo Grande (MS) Alcides Bernal (PP).
''Estamos profundamente desapontados por não termos tido a oportunidade de debater plenamente na Justiça Eleitoral nossos argumentos de que tais vídeos eram manifestações legítimas da liberdade de expressão e deveriam continuar disponíveis no Brasil'', afirmou o diretor-geral.
Coelho foi preso por ordem da Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul por descumprir a determinação de retirar dois vídeos com ataques a Alcides Bernal. Conduzido à sede da Polícia Federal em São Paulo, foi ouvido, autuado por crime de desobediência e liberado em seguida, por se tratar de crime de menor potencial ofensivo.
Uma das publicações que motivaram a ação foi retirada do ar pelo próprio usuário, fato citado por Coelho na nota. ''Ironicamente, o usuário que publicou um dos vídeos acabou por removê-lo e fechou sua conta no YouTube -esse é apenas um exemplo dos efeitos intimidatórios do episódio para a liberdade de expressão'', escreveu.
A Justiça também determinou a suspensão do Google e do YouTube em Mato Grosso do Sul por 24 horas. A Embratel, citada na decisão, informou que cumprirá a ordem, mas não informou quando os sites sairão do ar.

mockup