Paris O diretor-gerente FMI, Horst Köhler, afirmou estar otimista com o governo Lula. ''As políticas que foram definidas para enfrentar os desafios demonstram que é correto apoiar o governo Lula.'' Na sua avaliação, Lula adotou a agenda correta e o ministro da Fazenda, Antônio Palocci, trabalha com afinco, o que os mercados aprovam.
Após reunião com Lula e Palocci em Paris, Köhler disse que o governo Lula está determinado a atingir o crescimento econômico com igualdade social e disciplina fiscal. Ele admitiu que falou sobre o eventual aumento do superávit primário, mas explicou que a conversa será aprofundada por especialistas. O governo já anunciou que vai aumentar a meta de superávit. ''Essa decisão é um passo muito bom, que demonstra que o governo quer manter a disciplina fiscal'', elogiou o diretor.
Köhler contou que Lula insistiu nas questões comerciais e disse que ''os países ricos deveriam demonstrar que estão preparados para abrir os mercados'' aos produtos brasileiros. ''A estratégia de Lula pela abertura comercial é correta. Ele deve insistir nisso, é um ponto estratégico para o crescimento do País.''
Mais tarde, numa nota, o diretor declarou: ö''Estamos encorajados pelo avanço geral na confiança do mercado no Brasil, provocado pela avaliação mais ampla de que políticas econômicas saudáveis serão mantidas, ponto que o presidente voltou a reiterar.'' Ele disse estar ''particularmente impressionado'' com os planos de Lula para acelerar o crescimento com igualdade social e manter forte a economia.

mockup