O tenente aposentado da Polícia Rodoviária Hemerson Oliveira Pacheco deve deixar o posto de diretor de Trânsito da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) ainda nesta semana, após quatro anos no cargo. Pacheco assumiu o posto em setembro de 2014.
A promotora de Justiça Sandra Regina Koch encaminhou ao prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, uma recomendação administrativa, "decorrente da análise de habilitação aos cargos de Diretoria e Conselhos de Administração Fiscal da CMTU, extraída dos autos de inquérito civil público nº MPPR 0078.17.004055-5, com o intuito de proceder à regularização das indicações e nomeações a cargos junto as respectivas companhias, em adequação aos temos da Lei 13.303/2016".
Conforme o ofício apresentado pela promotora, a indicação e nomeação do cargo de diretor de Trânsito a Hemerson Pacheco recebeu parecer favorável do Comitê Estatutário, no entanto, não deve ser mantida por que Pacheco não possui formação acadêmica, "sendo considerado inapto ao cargo", embora tenha atuado na Polícia Rodoviária por 32 anos.
De acordo com a recomendação administrativa, os nomes considerados inaptos para o exercício dos cargos foram recomendados para imediata substituição. Além de Hemerson Pacheco, as indicações de Dorival Vitorelli, Leonilda Aparecida Pires Goulart Der Bredossian, Eliel Joaquim dos Santos e José Carlos Waldeck também foram consideradas inaptas.
Foram considerados aptos para indicação e nomeação aos cargos de diretores na CMTU, Marcelo Baldassarre Cortez, para o cargo de diretor-presidente; Márcio Tokoshima, para o cargo de diretor administrativo-financeiro e Odivaldo Moreno Alves, em conformidade com os termos da lei das estatais, ao cargo de diretor de Operações. Não consta a análise do cargo de diretor de Transportes.
Procurada pela reportagem, a CMTU afirmou na noite desta terça-feira (24) que não vai se posicionar.