Dirceu ajudará ministros a melhorar comunicação
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 18 de junho de 2003
Agência Estado 
Brasília - O governo adotará uma estratégia de comunicação mais ofensiva para integrar a base aliada do Congresso com o Palácio do Planalto na defesa das políticas de interesse do Executivo. O chefe da Casa Civil, José Dirceu, prometeu ontem, no café da manhã com os líderes aliados, na residência do presidente da Câmara, João Paulo Cunha (PT-SP), municiá-los, diariamente, com informações por meio de sinopses e notas técnicas das ações do Executivo em todas as áreas. Tudo para facilitar a tarefa de unificar o discurso dos parlamentares na defesa do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
''O governo vai fazer uma espécie de sinopse dos principais pontos das suas decisões para que tenhamos discurso para a mídia, para a base eleitoral nos Estados e para a sociedade'', disse o vice-líder do governo na Câmara, Vicente Cascione (PTB-SP). ''Com isso, teremos condições de ser os porta-vozes do governo.'' ''Estávamos desinformados, fazendo discursos de improviso, intuitivos, porque não estávamos sendo informados pelo governo'', disse o petebista, reconhecendo que a comunicação tem muitas falhas, além de não ter unidade e de cada partido da base aliada adotar uma linha diferente na defesa do governo.
Ainda para fazer fluir a comunicação entre governo e aliados, Dirceu passará a se reunir com os líderes governistas todas as terças-feiras pela manhã. ''Para ouvir as reclamações, debater a pauta de votações da semana e organizar a atuação no plenário'', disse o ministro, segundo relato do líder do PMDB, Eunício Oliveira (CE). O PT já faz uma reunião na segunda-feira à noite, mas não convida os outros partidos aliados.
''Vamos acabar com o que a imprensa tem chamado de bate-cabeça no Congresso'', afirmou o deputado Professor Luizinho (PT-SP), vice-líder do governo. ''Queremos evitar surpresas e assegurar maior articulação, principalmente nos debates e nas votações nas comissões.''
Principal articulador político do governo Lula, Dirceu disse também que promoverá uma maior aproximação entre as bancadas governistas na Câmara e no Senado. ''Não somos nós que devemos procurar os senadores, mas o governo é que precisa fazer essa intermediação'', disse Cascione.


