Também ontem, na 41 Zona Eleitoral, a coligação ''Londrina Forte e Digna'' teve sepultada a tentativa de ver Luiz Carlos Hauly (PSDB) e Celso Marconi (DEM) diplomados prefeito e vice, para posse no dia 1º , sem a necessidade de um novo segundo turno. O pedido formulado pelo advogado da coligação, Alexandre Hauly, fora protocolado na Justiça Eleitoral na última quarta-feira - horas antes da solenidade de diplomação dos eleitos no primeiro turno.
O juiz Mário Nini Azzonili manteve o parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE), que se manifestara contrariamente ao mérito do pedido da coligação tucana. No despacho de 15 linhas, o magistrado definiu que o pedido não apenas fere artigos da Constituição Federal, como também contraria a orientação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que novo pleito seja realizado, uma vez que o candidato eleito em primeiro lugar, Antonio Belinati (PP), teve anulados mais de 50% dos votos válidos no segundo turno. ''O TSE veda a proclamação do resultado na hipótese ocorrida nesta cidade'', diz trecho da sentença.
Azzolini ainda indeferiu ''sumariamente'' o pedido protocolado ontem à tarde pelo candidato Vílson Machado (PSol), sexto colocado no primeiro turno, para que novo pleito fosse realizado, mas com todos os candidatos de 5 de outubro, à exceção de Belinati, por conta da impugnação. ''O pedido ficou sem objeto, já que chegou hoje (ontem) às 16h57, posterior à decisão do juízo de seguir a determinação do que está na Constituição e mesmo na orientação do TSE'', resumiu Azzolini. (J.G.)