São Paulo - Em meio a divergências, crise política e queda de aprovação, a presidente Dilma Rousseff e o antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, se encontraram ontem, a portas fechadas, em São Paulo, depois de mais dois meses sem uma conversa a sós. Foi o maior período de afastamento entre a presidente e o ex desde que Dilma assumiu, em janeiro de 2011.
O objetivo da conversa foi corrigir os rumos do governo, principalmente na relação política com o Congresso e partidos aliados. Mas para Dilma, segundo interlocutores, o encontro também teve a intenção de quebrar a imagem de isolamento criada nestes primeiros dias de mandato e tentar estancar a queda abrupta nas pesquisas colando a imagem em Lula.
Segundo o Datafolha, desde a eleição, desde outubro de 2014, o porcentual de eleitores que consideram o governo Dilma ruim ou péssimo subiu de 20% para 44%. Já Lula, segundo o mesmo instituto, é considerado o melhor presidente da história por 64% dos entrevistados.
Os dois se reuniram por pouco menos de três horas durante o almoço em um hotel na região Sul da cidade. Embora tenha sido confirmado na quarta-feira, pelo ministro das Relações Institucionais, Pepe Vargas, o almoço não foi incluído na agenda oficial de Dilma, que previa apenas uma viagem a São Paulo para exames de rotina no hospital Sírio-Libanês, e foi tratado pelo Planalto como se fosse sigiloso.
Na tentativa de despistar jornalistas, a Presidência não informou nem sequer o horário em que Dilma deixou o hospital. A presidente foi obrigada a esperar por mais de uma hora. Ela saiu do Sírio-Libanês por volta das 11h, mas Lula chegou de uma viagem ao Rio só depois das 12h30.
Para justificar a viagem a São Paulo, Dilma tentou mudar para a capital paulista a reunião com o ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, mas depois voltou atrás. Segundo funcionários de um sofisticado hotel, os alemães chegaram a reservar (e cancelar) mais de 20 quartos.
Jornalistas foram impedidos de entrar no hotel onde ocorreu o encontro entre Dilma e Lula.
Mesmo depois de toda a imprensa ver a chegada do helicóptero presidencial ao hotel, o Planalto continuou omitindo o encontro. O horário da partida de Dilma de volta a Brasília só foi revelado quando ela já estava em voo. Só no final da tarde o Instituto Lula publicou em seu site (com autorização do Planalto) uma foto de Dilma com o ex-presidente.
O teor da conversa não foi revelado, mas antes mesmo do encontro Lula já atuava como articulador do governo.

mockup