A presidente Dilma Rousseff garantiu nesta segunda-feira que o país está "300 por cento" preparado para enfrentar a atual crise financeira internacional.

Ao assinar ordem de serviço para a construção de uma ponte em Laguna (SC), Dilma disse que o país tem um "conjunto de armas" para fazer frente às turbulências.

A presidenta Dilma Rousseff disse que, em passado recente, diante da crise financeira internacional, quando o mundo lá fora "espirrava", o Brasil pegava uma "pneumonia". Hoje, no entanto, o país construiu uma estabilidade financeira que o fortaleceu para enfrentar momentos de crise como a que vivem os Estados Unidos e países da Europa.

Dilma observou que há um problema sério no sistema bancário europeu e que a situação na Europa tem se "deteriorado bastante" nas últimas semanas. Ela tem respondido, aos que lhe perguntam como fica o Brasil diante do atual cenário, que o país está preparado. "Vamos resistir à crise criando emprego, investindo em infraestrutura e nas atividades sociais para que sejamos um país que, ao mesmo tempo que cresce, distribui sua riqueza".

Em seu discurso, a presidenta lembrou que o Brasil tem US$ 370 bilhões de reservas e observou que isso é uma proteção para o que quer que aconteça no sistema financeiro internacional.

mockup