Curitiba - A presidente da República, Dilma Rousseff, e a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann (PT), chegam a Curitiba por volta das 13h20 de hoje, para anunciar obras de mobilidade urbana na cidade. Será a quinta visita da chefe do Executivo ao Estado em 2013, a segunda em outubro. O governador Beto Richa (PSDB), que faz oposição ao governo federal, também confirmou participação no evento, assim como o prefeito da capital, Gustavo Fruet (PDT).
A cerimônia acontece às 14 horas, no Espaço Torres, no Jardim Botânico. Entre os projetos que devem receber investimento estão o metrô, corredores de ônibus e a conclusão da Linha Verde, que liga os bairros Pinheirinho, na região sul, a Atuba, na região norte.
Da capital, Dilma segue para Hernandárias (Paraguai), na fronteira com Foz do Iguaçu (oeste), onde se reúne com o presidente do país vizinho, Horacio Cartes. Ambos participam, às 17h30 (horário de Brasília), na margem paraguaia da Usina Hidrelétrica de Itaipu, da inauguração do sistema de transmissão de 500 Kv, que deve ampliar a capacidade de aproveitamento de energia por parte do Paraguai.

Expectativa
Segundo o líder do PT na Assembeia Legislativa (AL), Tadeu Veneri, para o Estado do Paraná receber a Presidência da República, sendo do partido que for, é sempre importante: "Quando era o presidente Fernando Henrique era importante, quando era o presidente Lula era importante e agora, quando é a presidente Dilma, também", afirmou.
O parlamentar disse esperar que as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) se transformem, num curto espaço de tempo, em geração de renda e emprego para os paranaenses. Veneri negou, no entanto, que haja qualquer fim eleitoreiro na visita, já que Gleisi aparece como principal nome do partido para a disputa ao Palácio Iguaçu em 2014. "Eu não acredito que a presidenta trate desse assunto numa reunião como essa", opinou.
Para o líder do governo Beto Richa, Ademar Traiano (PSDB), entretanto, o governo federal estaria colocando "o projeto político do ano que vem já há dois anos no Paraná, o que inviabiliza iniciativas". De acordo com o parlamentar, o que "todos os paranaenses" gostariam de ouvir hoje é o anúncio da aprovação dos empréstimos solicitados pelo Estado à União. "O Paraná é o único Estado até o presente momento que não tem operações de crédito aprovadas. Somos o quinto em contribuir com o governo federal e o 23º a receber recursos. Então não há como admitir isso", criticou.
Neste ano, Dilma já esteve em Cascavel e Arapongas, em fevereiro, em Pinhais, em junho, em Ponta Grossa, em julho, e em Campo Mourão, no início do mês.

mockup