Dilma anuncia Afif para ministério
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 06 de maio de 2013
Folhapress 
São Paulo - A presidente Dilma Rousseff anunciou ontem o vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos (PSD), como ministro da recém-criada Secretaria da Micro e Pequena Empresa, que terá status de ministério. A posse será na quinta-feira, às 10 horas. Segundo nota do Palácio do Planalto, Afif tem tido ''papel relevante em todos os processos que, nos últimos anos, resultaram no estímulo e na valorização das micro e pequenas empresas no país''. A função do ministério será ''formular políticas de apoio às micro e pequenas empresas, segmento fundamental para a geração de empregos e o desenvolvimento da economia brasileira''. O anúncio acontece após cerimônia na manhã de ontem na Associação Comercial de São Paulo, em que a presidente teceu elogios a Afif.
A nomeação foi fechada numa reunião entre Dilma, Afif, o vice-presidente Michel Temer e o ex-prefeito de São Paulo e presidente do PSD, Gilberto Kassab. Com a nomeação de Afif, o PSD passa a integrar oficialmente o primeiro escalão do governo federal e se torna um possível aliado de Dilma na disputa pela reeleição, em 2014. Em entrevista no mês passado, porém, Kassab havia afirmado que uma eventual escolha de Afif para comandar a nova pasta se daria em caráter pessoal, e não partidário.
O partido, criado em 2011 a partir de dissidências de outras legendas -principalmente do DEM, sigla de oposição -, reluta em se tornar parte da base aliada e prega independência. Vice do tucano Geraldo Alckmin, Afif perdeu espaço no Palácio dos Bandeirantes desde a fundação do PSD.
Evento
Em cerimônia ontem em São Paulo, Dilma afagou o neo aliado e já indicava que havia escolhido o vice-governador de São Paulo para a secretaria. ''Queria aproveitar essa cerimônia para homenagear um brasileiro que colocou na pauta do país o apoio às pequenas e microempresas, fazendo com que reconhecêssemos que esta é uma questão estratégica e imprescindível para o futuro e o presente do país'', disse a presidente, citando o nome de Afif. Sentado na primeira fila da plateia e aplaudido pelo público, Afif se levantou para fazer um gesto de agradecimento à petista.
Dilma destacou a participação de Afif, como ''liderança e protagonista'', na aprovação do Estatuto da Microempresa, do Simples Nacional e na criação da Lei do Micro Empreendedor Individual. Segundo ela, essas iniciativas ''mudaram a história'' do setor no país. Em outro momento de seu discurso, ela afirmou gostar de um texto em que Afif chama os pequenos empreendedores de ''batalhadores''.
Antes do pronunciamento de Dilma, o presidente da UGT (União Geral dos Trabalhadores), Ricardo Patah (PSD), arrancou risos da presidente ao fazer uma menção indireta à possibilidade de Afif assumir o ministério. Chamado a discursar pelo presidente da Associação Comercial, Rogério Amato, o sindicalista disse que Afif ''tem cara de microempresa, é impressionante''.
Perfil
Herdeiro de uma seguradora, o paulistano Guilherme Afif Domingos (1943) começou sua vida pública como diretor da Associação Comercial de São Paulo na gestão de Paulo Maluf (1976-1979). Quando Maluf se tornou governador, em 1979, Afif assumiu a presidência do Badesp e, em 1980, a Secretaria da Agricultura. Tentou disputar o governo do Estado pelo PDS em 1982, mas Maluf o indicou vice na chapa de Reynaldo de Barros. O PMDB venceu.
Afif voltou à Associação Comercial como presidente. Após a derrota de Maluf para Tancredo Neves em 1985, trocou o PDS pelo PL. Eleito deputado federal com 508.931 votos, disputou o Planalto em 1989 com o slogan ''juntos chegaremos lá''. Ficou em 6º. Em 1990 tentou o Senado aliado a Orestes Quércia, mas Eduardo Suplicy ganhou.
Afif só voltou à política em 2006 disputando o Senado pelo PFL, aliado a José Serra. Perdeu de novo para Suplicy, mas virou secretário do Emprego. Eleito vice-governador de Geraldo Alckmin em 2010 pelo DEM, seguiu Gilberto Kassab na criação do PSD.


