Dia histórico: Scaff assume prefeitura
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 25 de maio de 2000
Lucilia Okamura De Londrina 
Depois de várias horas de expectativa e de informações desencontradas, o vereador Jorge Scaff (PSB) assumiu a prefeitura de Londrina ontem, às 16h45. A cerimônia aconteceu na Câmara de Vereadores e foi acompanhada por alguns secretários municipais e integrantes do Movimento pela Moralização na Administração Pública. Scaff tomou posse no lugar de Antonio Belinati (PFL), notificado anteontem pela Justiça de seu afastamento por 90 dias, por envolvimento no escândalo AMA-Comurb. Depois da cerimônia de posse, Scaff, acompanhado de alguns vereadores, caminhou até o prédio da prefeitura, onde se reuniu com o secretariado (vejamatéria na página 5).
Quando ficou sabendo do afastamento de Belinati, anteontem, no início da noite, Scaff (até então vice-presidente da Câmara) havia dito que possivelmente tomaria posse ontem de manhã. Mas isso não acabou acontecendo e a cerimônia foi remarcada para a tarde. A expectativa, então, era que Scaff assumisse a prefeitura já no início da sessão, às 14 horas.
Uma hora mais tarde, após se reunir com alguns vereadores, Scaff anunciou que iria ser empossado às 17 horas. O vereador acabou admitindo que estava protelando 20 a 30 minutos por ter ouvido rumores de que o Tribunal de Justiça (TJ) poderia decidir ainda ontem se Belinati seria reconduzido ao cargo a defesa do prefeito ingressou com um recurso para derrubar o afastamento, determinado pelo juiz da 8ª Vara Cível de Londrina, José Roberto Pinto Junior.
No momento que estou tomando posse, chega a informação de que o TJ derrubou o afastamento e eu perco a chance de me candidatar à reeleição, argumentou. Os candidatos que ocupam cargo no Executivo seis meses antes do pleito se tornam inelegíveis, de acordo com a lei eleitoral.
A demora de Scaff em assumir a prefeitura chegou a irritar alguns vereadores. Ele tinha que ter assumido a prefeitura ontem (anteontem) à noite mesmo, afirmou Tercílio Turini (PSDB).
Antes da posse de Scaff, o presidente da Câmara, Renato Araújo (PPB), compareceu na sessão para ler a carta de renúncia do cargo, que com muita honra exerci nesta Casa por 16 meses. Ele desejou boa sorte a Scaff e, em seguida, deixou o Legislativo. Araújo está de licença médica até segunda-feira.
As cerimônias de posse de Scaff como presidente da Câmara e como prefeito interino aconteceram em poucos minutos. Foram feitas as leituras dos termos de posse e Scaff fez o juramento solene. Prometo defender as Constituições federal e do Estado e desempenhar com lealdade e patriotismo, declarou.
Já como prefeito, Scaff disse que, apesar de a prefeitura estar em um momento tumultuado (por causa das denúncias de irregularidades), não está fazendo sacrifício ao assumir o cargo. Pelo contrário, é um orgulho administrar Londrina; qualquer político gostaria de fazer isso, observou. Ele voltou a repetir que tem um grande respeito por Belinati, de quem é amigo pessoal.


