Um dia antes da realização das eleições municipais é possível ver nas ruas bandeiras de candidatos sendo sacudidas nos semáforos, santinhos distribuídos de mão em mão ou deixados sorrateiramente nos pará-brisas dos carros e carros de som reforçando as qualidades de candidatos a vereadores e prefeitos de Londrina.

Imagem ilustrativa da imagem Dia de organização intensa nas seções eleitorais de Londrina
| Foto: Isaac Fontana/Framephoto/Folhapress

Em contrapartida, neste sábado (14), nos bastidores as equipes de montagem e fiscalização das eleições trabalharam fazendo a conferência de todos os itens seguindo o protocolo de votação à risca. No Colégio Estadual Professora Adélia Dionisia Barbosa, localizado no Conjunto Parigot de Souza, 3, região norte, onde são esperados 6.179 eleitores no domingo, o fiscal Julio Fernandes de Paiva Neto, cumpria todo o check list com sua equipe. "Nosso trabalho também inclui orientar os eleitores, direcionar para as seções , ficar atento para que não haja boca de urna e nesse ano redobram as atenções para que não tenha aglomerações por causa da pandemia", explica.

Julio Fernandes de Paiva Neto, fiscal: "Eleições municipais são cercadas de paixões"
Julio Fernandes de Paiva Neto, fiscal: "Eleições municipais são cercadas de paixões" | Foto: Walkiria Vieira

Com seis anos de experiência no preparo de colégios, Neto, que é professor explica que as eleições municipais costumam ser um pouco mais agitadas. "Algumas pessoas se deixam levar pelas paixões, às vezes aparecem cabos eleitorais e, assim como podemos comunicar o cartório eleitoral sobre quaisquer intercorrências, temos a presença da Policia e Militar e da Guarda Municipal e podemos acioná-las diante de eventuais situações que saiam do protocolo", esclarece.

Ao todo, 16 seções eleitorais estão distribuídas no Colégio Estadual Professora Adélia Dionísia Barbosa. Em cada seção há uma equipe com quatro profissionais e nesse ano haverá uma coordenação especializada para atender pessoas deficientes. "Também teremos uma equipe extra na limpeza e higienização dos banheiros e recebemos álcool em gel para todos.

Equipe de fiscalização do Colégio Nossa Senhora de Lourdes, onde  6.017  eleitores votam neste domingo (15)
Equipe de fiscalização do Colégio Nossa Senhora de Lourdes, onde 6.017 eleitores votam neste domingo (15) | Foto: Walkiria Vieira

No Colégio Nossa Senhora de Lourdes, localizado na avenida São João, um grupo experiente também cuidava da organização do espaço onde 6.017 eleitores irão depositar suas esperanças. Chefe do Cartório da 42ª Zona Eeitoral de Londrina, Dorivaldo Rodrigues estava concentrado em todos os detalhes. "Esse é um dia muito importante, de preparo, de organizar as seções eleitorais para que que a votação transcorra normalmente. Assim, checamos as urnas, datas, hora", cita. Desde 2004 no exercício da atividade, Rodrigues considera esse um trabalho primordial e valoriza o trabalho de todos que se comprometem com esse dia. "Só pode votar de máscara", orienta.

Na Zona Sul de Londrina, a faculdade Unopar Catuaí representa o o maior local de votação da cidade - são 7.931 eleitores aptos a votar no primeiro turno em Londrina, sendo 22 seções na unidade. Já na região central, o Colégio Maxi conta com 7.323 e o Colégio Estadual Vicente Rijo com 5.469. Para quem tem dúvidas de onde é seu local de votação, a Justiça Eleitoral disponibiliza o seguinte telefone: 0800-640-8400. O horário de votação é das 7 às 17 horas.

Colégio Nossa Senhora de Lourdes é o local de maior concentração de eleitores na região oeste
Colégio Nossa Senhora de Lourdes é o local de maior concentração de eleitores na região oeste | Foto: Walkiria Vieira

Confira o passo a passo da votação:

Antes de votar, vale ler o passo a passo da votação e evitar gafes.
Antes de votar, vale ler o passo a passo da votação e evitar gafes. | Foto: Walkiria Vieira