O tradicional desfile da Independência em Londrina foi marcado ontem por protestos e pela presença de diversos candidatos aos cargos de prefeito e vereador que aproveitaram o evento para fazer campanha eleitoral. Em meio a representantes de 55 entidades da cidade que desfilaram na Avenida Leste-Oeste, um trio elétrico seguido por centenas de integrantes do movimento contra a corrupção ''Por Amor a Londrina'' e do Grito dos Excluídos invadiram a via. Os manifestantes levantaram bandeiras e reivindicaram a cassação do prefeito em exercício, José Joaquim Ribeiro (PSC), que em depoimento ao Ministério Público (MP) na última segunda-feira admitiu ter recebido propina de pessoas ligadas às empresas que forneceram uniformes escolares ao município.
O desfile teve início às 9h15 e transcorria em tom oficial até que, às 10h30, o trio elétrico dos manifestantes desceu a rua São Luís (esquina do Cismepar) e se inseriu ao evento. ''Reunimos cerca de 300 manifestantes de diversos movimentos, como os Sem Terra, pastorais da Igreja Católica, sindicatos. Este é o 18º ano que o Grito dos Excluídos acontece em nível nacional. Estamos cobrando direitos que não estão sendo respeitados pelo Estado'', afirmou Márcia Ponce, coordenadora das pastorais da Arquidiocese de Londrina.
A passagem do trio elétrico foi aplaudida por parte do público que acompanhava o evento. ''Acho importante mostrar nossa indignação diante de tanta corrupção que tem acontecido em Londrina. Por outro lado, é bom ver desfilando pessoas atendidas por entidades que prestam serviços que beneficiam o povo'', afirmou a dona de casa Maria de Fátima Fernandes, referindo-se a participações como Apae e Instituto dos Cegos de Londrina, no desfile oficial.
O desfile contou com representantes da Polícia Militar, 3º Grupamento de Bombeiros, Guarda Municipal, Sindicato Nacional dos Aposentados e alunos de dez escolas públicas e outras entidades que atuam no município.
Em meio à plateia, também apareceram diversos candidatos ao pleito de outubro. Além de pretendentes ao cargo de vereador, os prefeituráveis Barbosa Neto (PDT), Márcia Lopes (PT) e Vamor Venturini (PSOL) foram vistos pela reportagem distribuindo abraços e pedindo apoio dos eleitores.
Estiveram presentes no palanque de autoridades alguns vereadores e secretários municipais. A ausência mais comentada foi a do prefeito José Joaquim Ribeiro, representado no evento pelo secretário municipal de Defesa Social, Raul Leão de Araújo Vidal. Ribeiro não tem falado com a imprensa desde a última quarta-feira, quando o conteúdo de seu depoimento foi revelado pelo MP.

mockup