Imagem ilustrativa da imagem Desembargador de Porecatu, formado na UEL, assume presidência do TRE
| Foto: Divulgação TRE/PR

O desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura assumirá nesta terça-feira (1º) em Curitiba a presidência da Justiça Eleitoral do Paraná, e o desembargador Fernando Wolff Bodziak, a vice-presidência e corregedoria. Em coletiva de imprensa em formato virtual nesta segunda-feira (31), o magistrado afirmou que o grande desafio do ano eleitoral será combater a desinformação. Moura disse acreditar que a única maneira para acalmar os ânimos do país polarizado será por meio de eleições transparentes.

"Eu acredito que a condução da eleição precisa ser feita com transparência total. No tocante à urna eletrônica, não existe uma prova que traga desconfiança de erro eleitoral. Não há duvidas sobre a legitimidade do processo eleitoral no país. A urna é segura, confiável e dá celeridade ao sufrágio eleitoral", disse o novo presidente, que terá mandato de dois anos e conduzirá o processo eleitoral de 2022 no Paraná. A nova cúpula foi eleita pela Corte do TRE em 25 de novembro do ano passado, dentre os desembargadores indicados pelo Pleno do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) no dia 12 de novembro.

Moura assume a vaga ocupada por Tito Campos de Paula, que esteve à frente das eleições municipais de 2020. O desembargador disse que dará continuidade ao projeto encabeçado pelo seu antecessor no combate às fake news, o denominado Gralha Confere. Trata-se de um canal via aplicativo de mensagens no qual o eleitor pode enviar imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede ou não. "Já aproveito para desmentir o boato que eleitor sem biometria não poderá votar. Assim como nas últimas eleições, a biometria será dispensada em 2022 por conta da pandemia. Só podemos combater a desinformação com informação".

O magistrado disse que neste ano os mesmos protocolos devem ser mantidos ainda por conta da circulação da Covid, mas sem prejuízo ao pleito. Questionado pela FOLHA sobre o julgamentos da candidaturas sob judice, o presidente do TRE disse que a demanda é alta. "Dentro dos limites legais, o faremos da forma mais célere possível."

PRAZOS

Outra preocupação da Justiça Eleitoral é que o eleitor e os candidatos fiquem atentos aos prazos. "É uma grande responsabilidade do tribunal realizar esse evento democrático, temos capacidade e competência para isso. A primeira preocupação é cadastro eleitoral, que termina no dia 4 de maio. O eleitor que precisa fazer qualquer transferência de domicílio ou de local de votação deverá se atentar à data."

Quanto à convocação de mesário, o atual desembargador, Tito Campos de Paula, destacou a continuidade do programa Universidade Amiga da Justiça Eleitoral. A intenção é aprimorar a parceria na qual alunos sejam mesários em troca de aulas complementares nas instituições de ensino. "Lançamos este projeto, se espalhou por todo estado, e firmamos 58 parcerias em 2020. Foram em torno de 25 mil voluntários em 2020 em plena pandemia. Trocamos a convocação pela convicção e tivemos uma grata satisfação", aprovou.

LEIA TAMBÉM:

- Doze vereadores de Londrina são pré-candidatos nas eleições de outubro
- Belinati poderá "perder" até quatro secretários por causa das eleições

CURRÍCULO

O novo presidente do TRE do Paraná nasceu em Porecatu (Região Metropolitana de Londrina) no dia 14 de janeiro de 1962. Bacharel em direito pela UEL (Universidade Estadual de Londrina), Moura foi aprovado em concurso público para o cargo de juiz substituto na década de 1990, judiciou inicialmente na comarca de Cornélio Procópio e, posteriormente, como Juiz de Direito, nas comarcas de Marilândia do Sul, Pato Branco, Cascavel e Londrina. Por fim, atuou em Curitiba como Juiz de Direito substituto em 2º Grau.

Foi diretor de Planejamento Estratégico da Amapar (Associação dos Magistrados do Paraná), lecionou Técnica Estrutural de Sentença Criminal na Escola da Magistratura do Paraná, e Processo Penal, na Unopar (Universidade do Norte do Paraná). É especialista em Direito Penal e Processo Penal pela UEL.

Tomou posse como desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná no dia 10 de julho de 2014. Eleito em novembro de 2018, exerceu o cargo de 1º vice-presidente no biênio 2019/2020.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.