Diante da derrota por uma diferença tranquila para Ratinho Junior (PSD), a atual governadora Cida Borghetti (PP) afirmou não ter dúvidas de que "ele fará um bom governo". Com 99,96% das urnas apuradas, Ratinho teve 3.209.705 votos, que representam 59,99% dos votos válidos. A governadora conseguiu 831.058 votos (15,53 %) e João Arruda (MDB) recebeu 705.752 votos (13,19%).
"Ele é preparado, jovem. Tem uma história na vida pública paranaense, foi parlamentar, deputado estadual, federal, foi meu colega e sempre tivemos uma posição de respeito", alegou a governadora. Borghetti parabenizou Ratinho e colocou o gabinete à disposição para ele no dia três de dezembro. O novo governador terá 20 dias para estabelecer sua nova equipe.

Todavia, Cida lamentou a ausência de segundo turno. "A expectativa é sempre de estar no segundo turno, era a expectativa do carinho e respeito que recebíamos diariamente. Eu saí de 3% e cheguei a quase 16%", disse. A governadora ressaltou que 70% da população não a conhecia quando começaram as pesquisas eleitorais e enfatizou a porcentagem de abstenções: 16,96%. "Muitas pessoas não nos conhecem o suficiente para ter a lembrança do nome e a lembrança do trabalho", expôs. Cida definiu sua campanha como propositiva e "pé no chão".

Questionada se sua relação com o ex-governador Beto Richa (PSDB) a atrapalhou durante a corrida eleitoral, Cida disse que sim, mas lembrou que não chefiou nenhuma pasta da gestão dele. "Ao assumir o governo do Estado tomei medidas importantes como a criação da divisão de combate à corrupção e a intervenção nas concessionárias de pedágio", sintetizou.


A transferência de votos para Ratinho Junior após a declaração de apoio ao presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) também foi uma razão da vitória em primeiro turno, acredita Cida. "É muito forte a presença e a vontade, não só do paranaense mas como do brasileiro, em votar no Jair. Essa ligação, esse apoio foi fundamental [para Ratinho]", acrescentou.

A governadora lembrou que sua coligação fez 14 cadeiras para deputados estaduais e oito para federais e garantiu que Ratinho receberá um Paraná com as contas equilibradas.

ROSINHA
Com o terceiro lugar na apuração dos votos, o candidato João Arruda (MDB) não quis se manifestar. Dr. Rosinha (PT) ficou em quarto lugar, com 8,66% dos votos e atribuiu o resultado à aversão ao Partido dos Trabalhadores que ronda o País. "Eu acredito que o responsável por isso é o antipetismo. Quem criou o antipetismo foi o poder judiciário e os meios de comunicação, que criaram o ódio. As redes sociais, todas criaram o ódio sem elaborar nenhuma proposta", lamentou.

O petista disse que não esperava a conclusão da eleição em primeiro turno e salientou o erro das pesquisas para o Senado, no qual foram eleitos Professor Oriovisto (Podemos) e Flávio Arns (Rede).

Rosinha disse que seguirá na vida pública como presidente do PT. Já o candidato do PSL, Ogier Bucchi, recebeu 347.914 votos, mas teve sua candidatura indeferida por problemas judiciais.