A sessão itinerante da AL (Assembleia Legislativa) teve como sede o município de Arapongas (Região Metropolitana de Londrina) na tarde desta quarta-feira (31), durante a Movelpar Home Show 2024. Essa é uma oportunidade para os deputados estaduais discutirem demandas no interior do Paraná.

O primeiro secretário da AL, deputado Alexandre Curi (PSD), afirma que o objetivo da Assembleia Itinerante é aproximar o Legislativo da população. “Com as nove edições que realizamos ano passado, atingimos quase 150 municípios e recebemos mais de três mil sugestões, todas elas estão sendo catalogadas, respondidas e algumas transformadas em requerimentos, em projetos de lei”, afirmou à FOLHA. “Nosso objetivo é poder ouvir quem realmente sabe o que a cidade precisa, que é quem mora nela.”

Curi aponta que, após Arapongas, a Assembleia Itinerante vai para Umuarama, Paranavaí, Guarapuava, Telêmaco Borba, Francisco Beltrão e, até o final do ano, o intuito é alcançar todos os municípios paranaenses.

O deputado estadual Tercílio Turini (PSD) também acredita que essa é uma forma de aproximar a Assembleia da população - e da política de uma forma geral. Entre as demandas regionais, ele cita a necessidade de melhorias na PR-170, entre Rolândia e Porecatu, rodovia que o governo do Estado deve fazer terceiras faixas.

“É um pleito fundamental. A mesma coisa de Londrina, Bela Vista e Alvorada do Sul”, citando que essas são importantes ligações com o estado de São Paulo.

Imagem ilustrativa da imagem Deputados recebem demandas da região em sessão em Arapongas
| Foto: Douglas Kuspiosz

Questionado sobre a duplicação da PR-445 no trecho entre Irerê e Lerrovile, que a administração estadual irá assumir, Turini afirma que o edital deve sair neste ano e a obra será executada pelo governo. E, com isso, o cenário ideal seria um pedágio de manutenção. “Estivemos no ano passado com a sociedade civil, com os deputados lá em Curitiba e o governo falou que vai duplicar”, reforça.

O deputado aponta que, como a obra sairá das obrigações da concessão do pedágio, a “briga” é para incluir o Contorno Leste de Londrina no Lote 3. É uma obra que vai gerar “um eixo de desenvolvimento extraordinário”, aponta, uma vez que vai ligar a PR-445 à BR-369, retirando o tráfego da avenida Dez de Dezembro.

O assunto será debatido em Brasília no dia 21 de fevereiro. A reunião com o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), estava marcada para o dia 7, mas acabou sendo reagendada. “Nós estamos otimistas que vamos resolver isso.”

Imagem ilustrativa da imagem Deputados recebem demandas da região em sessão em Arapongas
| Foto: Douglas Kuspiosz

DUPLICAÇÃO

O deputado estadual Tiago Amaral (PSD) diz que a duplicação da PR-445 é um assunto que deve andar rápido, uma vez que outros trechos da rodovia já foram duplicados pelo governo do Estado. “Considero que a gente está aguardando apenas o anúncio do momento da contratação dessa obra”, diz.

Em relação ao Contorno Leste, Amaral reforça que é uma “briga enorme, quase que interminável”, mas que a palavra do ministro Renan Filho foi firme no sentido de que “faria de tudo” para a obra ser inserida na concessão.

“Lembro perfeitamente de ter solicitado ao ministro que, caso não fosse inserida no pedágio, que fosse inserida a realização dela com recursos da União”, afirma.

Outra questão ligada à infraestrutura é a interrupção do ramal ferroviário entre Londrina e Ourinhos (SP), cuja concessionária é a Rumo. O deputado aponta que é preciso saber o que está estipulado no contrato.

“Não está claro para mim se eles tinham ou não essa autonomia para poder fazer esse desligamento desse ramal aqui”, acrescenta.

UNIÃO ENTRE DEPUTADOS

A deputada estadual Cloara Pinheiro (PSD) destaca que, com a sessão itinerante, os parlamentares vão a campo receber as demandas regionais - além de ser uma oportunidade de já resolver questões levantadas pela população.

“Eu fico muito feliz, porque eu sou procuradora da Mulher, também, e nós estamos instalando Procuradorias da Mulher [no Paraná]. Estávamos com 113 e já estamos com 144, e estamos instalando aqui também”, diz.

Sobre as necessidades da região de Londrina - como a duplicação da PR-445 e o Contorno Leste -, a deputada afirma que há uma união dos parlamentares para tratar desses assuntos. “Nós estamos trabalhando em harmonia.”