Passado o segundo turno da eleição presidencial, políticos já projetam ou, pelo menos, tentam imaginar como será o governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a partir do ano que vem, principalmente a relação com o Congresso Nacional. Deputado federal reeleito por Londrina, Diego Garcia (Republicanos) é apoiador de Jair Bolsonaro (PL) e prevê que os próximos quatro anos serão de “muitos desafios a serem enfrentados e superados”.

LEIA TAMBÉM: Bolsonaro vence no Paraná com 62,40% dos votos válidos

Garcia iniciou o primeiro mandato na Câmara na época de Dilma Rousseff (PT) e votou pelo impeachment. Agora voltará a ser oposição. “Não podemos ser uma oposição burra, mas propositiva”, defendeu. Com um parlamento eleito mais alinhado ao centro e à direita, o deputado prevê que Lula não terá vida fácil. “Até pelo que o candidato vencedor vinha colocando como ideias e programas do seu governo, que vai na contramão de Bolsonaro”.

Deputado federal Diego Garcia (Republicanos)
Deputado federal Diego Garcia (Republicanos) | Foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados

No entanto, o deputado ponderou que a posição dos novos parlamentares vai ser determinante para entender a real configuração da Câmara, que terá 39% de renovação. “Teremos que ver quais partidos vão compor a base e ser de oposição. Se muitos partidos que estão com Bolsonaro forem para o presidente Lula, muda o cenário. Da minha parte vou tentar estar presente nos espaços estratégicos, como as principais comissões. A partir disso desenvolver trabalho para que o PT não consiga avançar na agenda de retrocessos, como as questões morais, família, direito à vida”, afirmou.

Durante a campanha de primeiro e segundo turno, a deputada federal Luisa Canziani (PSL), que também tem em Londrina seu domicílio eleitoral, manteve uma posição de neutralidade na disputa presidencial, pelo menos nas redes sociais. Ela, que foi reeleita, relatou que vai buscar um relacionamento de diálogo. “O foco será no trabalho, ações e transformações, com atenção em gerar oportunidades para Londrina, nossa região, Paraná e Brasil”, garantiu.

A deputada federal Luisa Canziani (PSD)
A deputada federal Luisa Canziani (PSD) | Foto: Elaine Menke/Câmara do Deputados

Luisa também afirmou que o momento é de manter o clima de paz no País. “Independentemente do resultado, é momento de união, olharmos para frente e projetarmos um país em paz, que zele pelo diálogo, que tenha serenidade para enfrentar os reais desafios e projetar um futuro melhor, de melhores oportunidades e sem deixar ninguém para trás.”

A FOLHA procurou o deputado federal londrinense Filipe Barros (PL), um dos principais nomes do bolsonarismo no Paraná, porém, não teve retorno da assessoria do parlamentar.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.