Tramita na Assembleia Legislativa do Paraná um requerimento do deputado Delegado Recalcatti (PSD) que pede ao governador Ratinho Jr. (PSD) o parcelamento de multas de trânsito registradas em 2020 enquanto durar o estado de calamidade pública da Covid-19. A solicitação foi apresentada no dia 27 de julho e recebeu o apoio de outros seis parlamentares. A manifestação já foi encaminhada para análise do Detran (Departamento de Trânsito do Paraná).

Imagem ilustrativa da imagem Deputados pedem parcelamento de multas de trânsito até o fim da pandemia
| Foto: Reprodução/Assembleia Legislativa do Paraná

Recalcatti sugeriu que os proprietários de veículos ganhassem a chance de parcelar as notificações em até seis meses. Para ele, a crise provocada pelo coronavírus afetou a renda de muitos paranaenses, que, na maioria das vezes, priorizam outras despesas do que saldar uma infração que cometeu. "Se o sujeito recebe uma multa pesada, dificilmente vai pagar de uma vez só. A ideia é que esse valor fosse dividido, oferecendo mais chances para os motoristas regularizarem sua situação", explicou.

De acordo com o deputado, se a medida for adotada, todos os envolvidos no assunto sairiam ganhando. "O Estado aumentaria a sua arrecadação, a inadimplência cairia e o cidadão não ficaria irregular, passível de ser punido novamente. o benefício não seria estendido para quem já quitou as multas. É um bom negócio para todo mundo", disse. Recalcatti, que quer que o parcelamento valha por tempo indeterminado.

Segundo o site do Detran do Paraná, as multas de trânsito, licenciamento anual e taxas de processos de veículos podem ser parceladas somente por empresas credenciadas pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e habilitadas pelo órgão estadual. A reportagem procurou a assessoria de imprensa, mas ainda não obteve retorno.