A proposição é do deputado estadual Felipe Francischini (PSL-PR), do mesmo partido do pré-candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL-RJ)
A proposição é do deputado estadual Felipe Francischini (PSL-PR), do mesmo partido do pré-candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL-RJ) | Foto: Sandro Nascimento/Alep



Curitiba - A AL (Assembleia Legislativa) do Paraná aprovou nesta quarta-feira (9), em primeira discussão, o projeto de lei 79/2018, que concede o título de cidadão honorário do Estado ao filósofo, escritor, astrólogo e "anticomunista convicto" Olavo de Carvalho, de 71 anos, considerado uma espécie de guru da direita. Foram 33 votos favoráveis e três contrários. A matéria ainda será submetida a pelo menos mais uma votação na Casa antes do envio para sanção ou veto da governadora Cida Borghetti (PP).

A proposição é do deputado estadual Felipe Francischini (PSL-PR), do mesmo partido do pré-candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL-RJ), para quem o professor é "uma referência". "O homenageado contribuiu extensivamente para a academia brasileira, sendo grande influência de estudantes paranaenses", diz Francischini, em trecho da justificativa. "É um dos principais representantes do conservadorismo brasileiro", afirma, em outro.

A lista dos entusiastas do escritor inclui personalidades como o humorista Danilo Gentili, a advogada do impeachment, Janaina Paschoal, o ator Alexandre Frota e o cantor Lobão. Apesar de já ter publicado uma série de livros e de se apresentar como "um dos mais originais e audaciosos pensadores em atividade no país", Carvalho não terminou a graduação. É um autodidata.

Seus controversos textos, contudo, fazem sucesso, sobretudo entre os mais de 420 mil seguidores que possui no Facebook e os 224 mil mantidos no Twitter. Católico, chegou a escrever nas redes sociais que "a entidade chamada Inquisição é uma invenção ficcional de protestantes", causando polêmica entre apoiadores evangélicos.

O filósofo, nascido em Campinas (SP), ainda mantém um site, o "Mídia sem Máscara", no qual volte e meia critica o "esquerdismo" da imprensa, ministra palestras e oferta um curso de Filosofia online, ao custo mensal de R$ 60. As aulas são semanais, gravadas da Virgínia, nos Estados Unidos, onde ele mora desde 2005, e publicadas em vídeos.

Um dos discursos que Carvalho costuma repetir é o de que o PT (Partido dos Trabalhadores) busca implementar a revolução comunista na América Latina, por meio do Foro de São Paulo. A fala obteve coro durante as manifestações de 2013, quando era possível ver nas ruas diversos cartazes com os dizeres "Olavo tem razão".