O início do ano legislativo em Brasília também marcou a posse dos três deputados federais com base de atuação em Londrina. Atuando no cargo desde 2015, Diego Garcia (Republicanos) ingressou no terceiro mandato. Filipe Barros (PL) e Luísa Canziani (PSD) começaram a segunda legislatura consecutiva.

Já Marco Brasil (PP) espera que Ricardo Barros (PP), titular da cadeira, peça licença do cargo recém-assumido para retornar ao comando da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços do Paraná. Dessa forma, o locutor de rodeios poderá ocupar a vaga do veterano político maringaense. Brasil estreou na Câmara dos Deputados em 2022, quando ocupou temporariamente uma cadeira durante 120 dias.

Barros e Canziani votaram em Lira

Filipe Barros declarou voto em Arthur Lira (PP), eleito com folga na noite desta quarta (1) para presidir a Casa por mais dois anos. “O Lira foi um grande aliado do governo Bolsonaro. Sabemos que é um deputado com quem podemos contar e que cumpre acordos.”

Luísa Canziani seguiu o mesmo caminho. “É uma pessoa equilibrada, sempre procura o diálogo, ouve todos os deputados e bancadas. Respeita opiniões divergentes.”

Prioridades locais

Aliado de primeiro hora do ex-presidente Jair Bolsonaro, Barros disse que, ainda assim, buscará diálogo com o deputado federal petista Enio Verri, escolhido na última semana para presidir a Itaipu Binacional.

O motivo da aproximação é tentar avançar em tratativas que começaram no governo anterior em busca de recursos da usina hidrelétrica para ajudar a finalizar a obra do Teatro Municipal de Londrina. A construção federal se arrasta há 10 anos, desde 2013.

“Apesar das divergências políticas e ideológicas, essa é uma bandeira de Londrina. Pretendemos avançar ainda mais nessa pauta”, declarou o parlamentar. A conclusão do Residencial Flores do Campo também é uma das prioridades locais da agenda dele.

“É uma pessoa equilibrada, sempre procura o diálogo, ouve todos os deputados e bancadas. Respeita opiniões divergentes”, afirmou Luísa Canziani sobre voto em Arthur Lira
“É uma pessoa equilibrada, sempre procura o diálogo, ouve todos os deputados e bancadas. Respeita opiniões divergentes”, afirmou Luísa Canziani sobre voto em Arthur Lira | Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados

Bandeira do pai, o ex-deputado federal Alex Canziani, a educação pública figura nas prioridades de Luísa Canziani. “Meu compromisso é trabalhar pela implementação de unidades do Instituto Federal do Paraná em mais municípios do Paraná. Garantimos a instalação de campi avançados em Cambé e Cornélio Procópio. Nossa meta é trabalhar pelas unidades de Ibiporã e Apucarana”, exemplificou.

Governo Lula: críticas à política econômica

“O Lira foi um grande aliado do governo Bolsonaro. Sabemos que é um deputado com quem podemos contar e que cumpre acordos”, declarou Filipe Barros  ao confirmar voto em Lira
“O Lira foi um grande aliado do governo Bolsonaro. Sabemos que é um deputado com quem podemos contar e que cumpre acordos”, declarou Filipe Barros ao confirmar voto em Lira | Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Definido recentemente como um dos vice-líderes da oposição na Câmara dos Deputados, Barros não poupou críticas em relação ao primeiro mês do governo Lula. “O ministro da Fazenda [Fernando Haddad] tem dito e tomado medidas que vão levar nossa economia para o buraco”, disparou o deputado.

A condução da política econômica pelo Executivo também foi lembrada pela parlamentar. “Algumas declarações do presidente Lula e do ministro Haddad nos preocupam, como retrocessos em marcos regulatórios e ainda com a apresentação de um pacote de contenção do déficit baseado em aumento de impostos e pouca redução de gastos. O crescimento do país só virá a partir da implementação de reformas como a tributária”, defendeu Canziani.

Procurado para uma entrevista sobre seu terceiro mandato, Diego Garcia não deu retorno para as ligações e mensagens dirigidas a ele pela reportagem da FOLHA.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.