A FOLHA repercutiu com os deputados federais baseados em Londrina a cassação do mandato de Deltan Dallagnol (Podemos), que perdeu a cadeira na Câmara dos Deputados em decisão unânime do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tomada na última terça-feira (16).

Em declaração enviada por meio de sua assessoria, Filipe Barros (PL) comentou que “a oposição a este governo corrupto” perdeu um parlamentar classificado por ele como “um excelente soldado.”

“Desestabiliza completamente”

Diego Garcia (Republicanos), por sua vez, tratou a ação que culminou na sentença do TSE como “um delírio de alguns partidos de esquerda”. Oposicionista ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ele analisou que o colega de bancada foi “condenado por uma suposição”.

“Hoje foi o Deltan, amanhã pode ser qualquer um de nós. Essa decisão, na minha visão, é a primeira de muitas outras que devem vir pela frente. Vai abrir um precedente gigantesco, desestabiliza completamente”, disse Garcia.

“História vai dizer”

Marco Brasil (PP) preferiu adotar um tom mais ponderado em relação ao caso. “Eu não tomei conhecimento do processo, mas espero que tenha sido uma decisão justa, pois envolve a vontade de mais de 300 mil paranaenses que confiaram nele. A história vai dizer quem está certo e quem está errado”, observou.

Ainda assim, Brasil avaliou que o fato “é uma perda”, chamando o parlamentar de “amigo”. “É uma pessoa que eu aprendi a respeitar e admirar”. Já Luísa Canziani (PSD) informou por meio de sua assessoria de imprensa que não vai se pronunciar sobre a cassação de Dallagnol.

Justiça será acionada, diz Oriovisto

O senador Oriovisto Guimarães, do mesmo partido do deputado federal, manifestou-se em suas redes adiantando que a legenda vai interpelar judicialmente a decisão do colegiado. “Em 1 minuto e 6 segundos, após a leitura do voto do relator, o TSE [...] cassou o mandato de Deltan Dallagnol. Está correta a Justiça Eleitoral? Foi um julgamento justo? Na democracia, todos esses questionamentos devem ser feitos aos tribunais superiores.”

“Perda significativa”

Único integrante do Podemos na Câmara Municipal de Londrina (CML), Beto Cambará externou solidariedade ao correligionário. “Acredito que sua defesa fará o possível para reverter essa decisão. O país e o parlamento nacional sofrem uma perda significativa com essa cassação”, afirmou o vereador em nota da assessoria de imprensa.