Deputados faltosos terão salários descontados
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 08 de fevereiro de 2011
Marcela Rocha Mendes<br> Equipe da Folha 
Curitiba - O presidente da Assembleia Legislativa (AL) do Paraná, Valdir Rossoni (PSDB), anunciou ontem que pretende cortar o salário dos deputados que faltarem às sessões plenárias sem justificativa. A medida já existia, mas não vinha sendo colocada em prática. No entanto, Rossoni informou que não caberá à Mesa Executiva questionar a validade da justificativa apresentada pelo parlamentar.
Para ''pegar'' também aqueles parlamentares que marcam a presença no painel logo no começo da sessão e depois deixam o plenário para outros compromissos, Rossoni diz que a forma de contabilizar a presença irá mudar. ''Teremos três momentos em que será verificada a presença do deputado: no início da sessão, no início da votação e no encerramento.'' A FOLHA DE LONDRINA já realiza um levantamento diário das ausências dos deputados estaduais divulgado mensalmente na Editoria de Política.
O valor a ser descontado será calculado com base no número de sessões realizadas naquele mês. Considerando uma média de 12 sessões ordinárias por mês - três sessões por semana no mês com quatro semanas - uma falta pode significar um desconto de aproximadamente R$ 1,6 mil.
Folha de pagamento
Segundo o presidente da AL, a administração da Casa está enfrentando dificuldades para rodar a primeira folha de pagamento da atual gestão. ''Nós estabelecemos um critério em que o funcionário vai fazer uma declaração de quanto ele ganha, qual o departamento em que ele estava lotado e nós vamos rodar a folha de pagamento por aí. Ninguém vai ser louco de fazer a declaração de um valor que não seja a verdade porque ele vai assinar essa declaração. Se fizer, poderá ser afastado por justa causa'', explicou.
Rossoni se reuniu onte, com o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Fernando Guimarães, que prometeu auxiliar os deputados a organizar a folha de pagamento. ''Há indícios de irregularidades em aposentadorias e efetivos. Eu tenho recebido inúmeras denúncias de pagamentos acima do teto, de valores absurdos. Com o tempo e com uma boa assessoria, nós vamos regularizar tudo isso.''


