Deputados estaduais admitem pouca transparência na AL
PUBLICAÇÃO
domingo, 03 de julho de 2005
Andréa Bordinhão<br> Equipe da Folha 
Curitiba - Denúncias sobre funcionários fantasmas na Assembléia Legislativa do Paraná trouxeram à tona não só a falta de controle sobre a folha de pagamento da Casa, como também a lembrança de que não há prestação de contas disponível para a população, não há divulgação de lista de presença nas sessões e não há divulgação pública das votações e atuação em comissões dos deputados.
Os deputados são quase unânimes ao justificarem porque as coisas acontecem de modo não muito transparente na Assembléia. Esta é uma cultura antiga, que está mudando aos poucos, porém não é possível melhorar tudo de uma hora para outra. O deputado Durval Amaral (PFL) vai ainda mais longe: ''É preciso considerar que existem dois momentos distintos na Assembléia: a era do Aníbal Khury (ex-presidente da Casa, do PFL, morto em agosto de 1999) e depois dele''.
A Assembléia foi palco, recentemente, de denúncias sobre funcionários fantasmas. Depois disso o presidente da Casa, deputado Hermas Brandão (PSDB), afirmou que o cartão-ponto deve ser instalado para coibir este tipo de prática. ''Nada pode ser feito de uma hora para outra. Estamos trabalhando aos poucos'', argumentou. Hermas afirmou que o processo de licitação da TV Assembléia, que vai transmitir as sessões ao vivo para todo o Paraná, está em andamento.
Para Barbosa Neto, a forma de atuação dos deputados, votações, presença em plenário, gastos e número de funcionários dos gabinetes deveriam ser públicos. ''Acho que tem que ser o mais aberto possível para resgatar a imagem da Casa'', defendeu. ''Poderia se sugerir uma emenda para que algumas dessas coisas fossem implantadas'', completou.
O deputado Tadeu Veneri (PT) está brigando dentro da Casa pelo fim do nepotismo (contratação de parentes nos gabinetes). Veneri também defende que todos os gastos sejam especificados e os funcionários de cada gabinete sejam disponibilizados no site da Assembléia. ''Deu certo no Rio Grande do Sul. Queremos trazer o exemplo para cá'', afirmou.
O deputado Durval Amaral, apesar de se mostrar a favor da divulgação pública dos gastos dos parlamentares, faz uma ressalva. ''A única preocupação é que as pessoas precisam entender que a manutenção de um deputado é diferente de uma empresa e de uma família. A generalização é ruim'', salientou.
Quanto à lista de presença, até cerca de dois anos atrás a Assembléia divulgava a participação dos deputados em plenário. Hoje isso não existe mais, assim como não há um local onde se possa ver em quais projetos os deputados votam. ''Colocar tudo isso à disposição da população é salutar'', defendeu Amaral.


