Deputados do Paraná batem-boca por causa de suposto acordo com o PT
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 20 de setembro de 2004
Maria Duarte<br> Equipe da Folha 
Curitiba - A denúncia feita pela última edição da revista Veja, sugerindo acordo financeiro entre o PTB e o PT nas eleições deste ano, trouxe à tona uma crise interna no PTB do Paraná, maquiada durante o processo eleitoral. O assunto rendeu até bate-boca entre os deputados estaduais Carlos Simões e Jocelito Canto, ambos do PTB. Outros deputados tiveram que intervir para acalmar os ânimos, e o presidente da Assembléia Legislativa, Hermas Brandão (PSDB), até suspendeu a sessão por três minutos.
Carlos Simões ocupou a tribuna da Assembléia e distribuiu nota oficial em seu nome do seu irmão, o deputado federal Íris Simões (PTB), que é presidente estadual do PTB. Carlos Simões disse que ele e o irmão discordavam do lançamento de candidatura própria para fazer negociação posterior, e que por isso deixaram a executiva municipal do PTB no final de maio deste ano.
O presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, negou o acordo financeiro através de nota oficial. Jefferson disse que o que houve foi um ''acordo político de apoio mútuo''. Com base nessa nota, Simões declarou que não participou de negociação nenhuma. Disse que saiu da executiva municipal em maio por não concordar com outros integrantes do partido. O PTB dá sustentação à candidatura de Ângelo Vanhoni (PT). Os irmãos Simões, porém, não têm demonstrado grande envolvimento na campanha.
Jocelito Canto, que era favorável a candidaturas próprias e desistiu de concorrer à Prefeitura de Ponta Grossa em favor do prefeito Péricles Holleben de Mello (PT), candidato à reeleição, reclamou das declarações de Simões, alegando que ele estaria deixando brechas para que outros integrantes do partido fossem atingidos pelas denúncias. ''Acho que ele não entendeu a nota do presidente Roberto Jefferson'', declarou Jocelito.
Nesse momento, o clima esquentou. Para evitar uma eventual briga, vários deputados resolveram acalmar os dois, enquanto Brandão suspendia a sessão. O presidente estadual do PT, André Vargas, também se manifestou, depois do reinício da sessão. Classificou a denúncia da Veja de superficial e sem evidências.
O presidente do PTB em Curitiba, vereador Jair Cézar, afirmou que ficou surpreso e aborrecido com a reportagem da revista Veja. Flávio Martinez, integrante do PTB que ajudou nas articulações de campanha e se cotava para concorrer à sucessão de Cassio Taniguchi (PFL), disse que só comentará as declarações de Simões após tomar conhecimento oficial sobre o caso. Íris Simões também foi procurado pela Folha, mas ele não foi localizado.


