.
. | Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

O deputado federal José Carlos Schiavinato (PP-PR) morreu na noite desta terça-feira (13), aos 66 anos, vítima de Covid-19. Ele estava internado em um hospital em Brasília. É o primeiro deputado federal em exercício a falecer em decorrência da doença.

Schiavinato estava em seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados. Ele era membro titular da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, tendo integrado também as comissões especiais de Política de Mobilidade Urbana e da PEC 391/17, que aumenta repasses para o FPM (Fundo de Participação dos Municípios). Foi ainda integrante da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do BNDES, que funcionou entre março e outubro de 2019.

O político nasceu em Iguaraçu (Noroeste), mas fez carreira política no Oeste do Paraná. Engenheiro civil formado pela UEM (Universidade Estadual de Maringá) , ele foi prefeito de Toledo em duas oportunidades (2005 a 2012), deputado estadual e conquistou uma vaga na Câmara Federal nas eleições de 2018.

Ele também teve participação destacada na Funtec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Toledo), no Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná) e na Frente Nacional de Prefeitos.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior lamentou a morte. “Me solidarizo com a família e os amigos neste momento de dor e tristeza. Meu profundo sentimento de condolências e de que a fé em Deus ampare seus corações. Schiavinato batalhou muito em prol do Paraná como prefeito, deputado estadual, deputado federal e liderança política", afirmou o governador.

A mulher dele, Marlene Schiavinato, morreu no dia 12 de março, também vítima da Covid-19. Ela tinha câncer e fazia tratamento havia três anos quando foi contaminada pelo coronavírus. Segundo a assessoria do parlamentar, ele não chegou a ser informado sobre a morte da mulher. (Com informações da Folhapress, ANPr e Câmara Federal)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1