Deputado quer proibir que governo contrate disseminadores de fake news
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 03 de março de 2020
Mariana Franco Ramos - Grupo Folha
Curitiba - Um projeto protocolado na AL (Assembleia Legislativa) do Paraná busca proibir a nomeação para cargos públicos de pessoas que tenham sido condenadas por disseminar fake news. A iniciativa é de Requião Filho (MDB), membro da oposição ao governador Ratinho Junior (PSD) na Casa.
Conforme o texto, as contratações passariam a ser vetadas nos três poderes, no intuito de punir quem produz, espalha ou fomenta esse tipo de crime. "Tem respaldo popular. Se vai ter dentro da Assembleia eu não sei. Temos no atual governo muita gente que propagou fake news em cargos bem bons, com salários excelentes. Vamos ver como o governo faz entre discurso e prática", diz o emedebista.
De acordo com ele, por terem empregos bem remunerados, pessoas que trabalharam durante a campanha disseminando notícias falsas em grupos de Whatsapp e Facebook ou mantendo páginas fantasmas conseguem pagar bons advogados para se defender.
Questionado sobre como seria feito o controle, o parlamentar explicou que a Justiça precisa agir. "A gente precisa primeiro que as pessoas sejam condenadas para depois deixarem de fazer parte dos quadros públicos. Espero que a Justiça seja rápida. É ano eleitoral e estamos mais uma vez sentindo os dissabores das fake news".