O deputado federal José Carlos Schiavinato (PP-PR) morreu na noite de terça-feira (13), aos 66 anos, vítima de Covid-19. Ele estava internado em um hospital em Brasília. É o primeiro deputado federal em exercício a falecer em decorrência da doença. O Senado já perdeu três senadores para a Covid.

O deputado federal José Carlos Schiavinato (PP) estava no primeiro mandato
O deputado federal José Carlos Schiavinato (PP) estava no primeiro mandato | Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Schiavinato estava em seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados. Ele era membro titular da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, tendo integrado também as comissões especiais de Política de Mobilidade Urbana e da PEC 391/17, que aumenta repasses para o FPM (Fundo de Participação dos Municípios). Foi ainda integrante da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do BNDES, que funcionou entre março e outubro de 2019. A vaga deixada na Câmara será assumida pelo suplente Valdir Luiz Rossoni (PSDB-PR).

O governador Ratinho Junior lamentou a morte do deputado. “Me solidarizo com a família e os amigos neste momento de dor e tristeza. Meu profundo sentimento de condolências e de que a fé em Deus ampare seus corações. Schiavinato batalhou muito em prol do Paraná como prefeito, deputado estadual, deputado federal e liderança política", afirmou o governador.

A mulher do deputado, Marlene Schiavinato, morreu no dia 12 de março, também vítima da Covid-19. Ela tinha câncer e fazia tratamento havia três anos quando foi contaminada pelo coronavírus. Segundo a assessoria do parlamentar, ele não chegou a ser informado sobre a morte da mulher.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), decretou luto oficial na Casa e suspendeu os trabalhos no plenário na quarta-feira (14). “Com pesar, recebo a informação do falecimento do deputado e colega de partido José Carlos Schiavinato. Estão suspensos todos os trabalhos em plenário e nas comissões. Minhas condolências aos familiares neste difícil momento”, lamentou Lira em suas redes sociais.

O senador Alvaro Dias (Podemos) também se manifestou pelas redes sociais, lembrou da recente morte da esposa do deputado e se solidarizou com a família. “Nossos sinceros sentimentos e solidariedade à família e amigos. Que Deus o acolha!”, escreveu o parlamentar paranaense.

O deputado Diego Garcia (Podemos-PR) lembrou da luta de Schiavinato pela vida durante o período de internação e pediu orações à família. "Que Deus sustente toda a família, como tem sustentado a minha família neste momento difícil, na esperança do céu, conforme nos prometeu nosso Senhor".

Em nota, o Partidos Progressistas lembrou dos trabalhos feitos pelo deputado e da sua trajetória de 35 anos na vida pública. "Deputado atuante e dedicado, José Carlos Schiavinato carregava enorme amor pelo estado do Paraná e por seu povo, que com orgulho representou na Câmara dos Deputados. Deixa uma trajetória de 35 anos de muito trabalho em prol do setor produtivo e do desenvolvimento dos municípios". (Com informações da Folhapress, ANPr e Câmara Federal)

TRAJETÓRIA

O político nasceu em Iguaraçu (Noroeste), mas fez carreira política no Oeste do Paraná. Engenheiro civil formado pela UEM (Universidade Estadual de Maringá), ele foi prefeito de Toledo em duas oportunidades (2005 a 2012), deputado estadual e conquistou uma vaga na Câmara Federal nas eleições de 2018.

Também teve participação destacada na Funtec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Toledo), no Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná) e na Frente Nacional de Prefeitos.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link