O deputado federal Ênio Verri (PT) disse que ficou surpreso e honrado com o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para comandar a hidrelétrica Itaipu Binacional. Em entrevista à FOLHA nesta sexta-feira (27), um dia após o anúncio, o parlamentar comentou sobre os principais desafios da nova gestão.

Jorge Samek, que ocupou o cargo de presidente da Itaipu durante os governos Lula, Dilma Rousseff e Michel Temer, entre 2003 e 2016, era um dos principais cotados para o cargo. Além dele, apareciam na lista os petistas Arilson Chiorato, deputado estadual e líder do PT no Paraná, e Roberto Requião, ex-senador e ex-governador do estado.

"Confesso que eu fiquei surpreso quando o presidente declinou pela indicação dos outros nomes e escolheu o meu. Isso foi uma honra, porque as pessoas indicadas eram muito capacitadas, preparadas e teriam todas as condições de fazer uma ótima gestão", afirmou à FOLHA.

Verri explicou que ainda não assimilou tudo o que está acontecendo e, apesar da responsabilidade, não pensou duas vezes para aceitar o convite.

"Foi por reconhecer que haviam bons nomes e ele acabou escolhendo o meu, que fiquei honrado a ponto de nem pensar duas vezes e aceitar esse convite", pontuou.

"O desafio é que teremos que fazer um novo acordo Brasil-Paraguai no que se refere à compra da energia elétrica e ao preço pago ao Paraguai dessa energia elétrica", explica Ênio Verri sobre os desafios do cargo
"O desafio é que teremos que fazer um novo acordo Brasil-Paraguai no que se refere à compra da energia elétrica e ao preço pago ao Paraguai dessa energia elétrica", explica Ênio Verri sobre os desafios do cargo | Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Verri terá a missão de organizar a revisão do Tratado de Itaipu ao longo dos próximos meses, após a quitação do pagamento da dívida para construção da hidrelétrica. O acordo determina como é feito o aproveitamento energético do rio Paraná, pertences a Brasil e Paraguai.

"Nós temos um grande desafio este ano. Dia 28 de fevereiro será paga a última prestação do financiamento da Itaipu. A Itaipu tinha uma dívida de 40 anos, que ela quita agora. O desafio é que teremos que fazer um novo acordo Brasil-Paraguai no que se refere à compra da energia elétrica e ao preço pago ao Paraguai dessa energia elétrica. Então, nós temos uma etapa de negociação bastante importante para o fundo que marca resultados imediatos e futuros", ressaltou.

Verri contou que começou a estudar o material da usina e a entender o organograma da Itaipu agora. Mesmo sem experiência na função, o deputado, que é natural de Maringá e iniciou na política em 2001, tem certeza que pode alavancar o estado do Paraná em nível mundial.

"Sem dúvida nenhuma, o que posso dizer é que o nosso papel será continuar a gerir a Itaipu com muita competência de atender não só a posição e a sociedade do Oeste do Paraná, mas também entender que a Itaipu é do Brasil, é do Paraná. Construiremos políticas no Paraná que possam contribuir para que o Paraná retome o caminho de desenvolvimento e justiça social", finalizou.

SUPLENTE ASSUME VAGA

O parlamentar substitui o almirante Anatalicio Risden Junior, nomeado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em janeiro de 2022. Enquanto o suplente Elton Welter, da cidade de Toledo, ocupará a cadeira deixada por Verri na Câmara Federal.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1