Imagem ilustrativa da imagem Deputada Luísa Canziani é cotada para assumir o Ministério da Educação
| Foto: Divulgação

A deputada federal Luísa Canziani (PTB-PR) tem sido cogitada para assumir o Ministério da Educação. O seu nome ganhou força nos últimos dias, devido à visibilidade da jovem parlamentar nas pautas relacionadas à educação na Câmara dos Deputados. Outro fator que pesa na indicação é sua boa interlocução com a presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), com demais parlamentares e a equipe do governo. O assunto inclusive foi tema de matéria do jornal O Globo, publicada nesta quinta-feira (7).

“A deputada Luísa Canziani é apontada como o nome de Lira (presidente da Câmara dos Deputados) para assumir para substituir Ribeiro”, diz a reportagem em referência ao atual ministro da Educação, Milton Ribeiro. Segundo a publicação, “a estratégia visa ressaltar a suposta diferença de proatividade entre o parlamento e o ministério”.

Membro da Comissão de Educação e da Comissão Externa de Acompanhamento do MEC, entre outras comissões, Luísa Canziani é a deputada mais nova da atual legislatura com 25 anos. Lira designou a parlamentar como relatora do projeto que pretende regulamentar o homeschooling e da MP 934/20, que criou novas regras para o ano letivo de 2020, impactado pela pandemia de Covid-19. Seu texto-base foi aprovado por unanimidade na Câmara dos Deputados no ano passado. Luísa também será designada relatora do Marco Legal da Inteligência Artificial.

O jornal o Globo pontuou que Lira tem alegado que esses projetos mostram que o Legislativo tem tido mais proatividade nos assuntos relacionados à Educação dos que vem sendo tocados pela gestão de Ribeiro na pasta. Entretanto, a pouca idade da parlamentar e falta de experiência de Luísa em gestão devem ser fatores que podem barrar a indicação do 'Centrão' para o MEC.