Depois dos tapas, Câmara regulamenta falta de decoro
Depois dos tapas,
Câmara regulamenta
falta de decoro
A Câmara de Vereadores de Curitiba aprovou ontem, em primeira votação, um projeto de resolução que modifica o Regimento Interno e estipula punições para falta de decoro parlamentar. A votação aconteceu um dia depois de duas discussões entre vereadores no plenário. Na mais acirrada, a vereadora Nely Almeida (PSC) deu dois tapas e levou um soco do vereador Josias Lacour (PSC). Os vereadores do PSDB Borges dos Reis e Luis Ernesto também discutiram durante sessão de abertura do período legislativo de 2000.
Dos quatro, apenas Luis Ernesto não participou da sessão de ontem. Os outros três foram favoráveis à mudança no regimento. Pela legislação atual, a única punição para vereadores que fere o decoro parlamentar é a perda de mandato. Se a resolução for aprovada em segunda votação na próxima semana, será criada uma comissão especial para analisar as denúncias contra vereadores. Eles estarão sujeitos a advertência por escrito, suspensão do mandato e só em caso de reincidência haverá cassação.
O vereador Lacour usou a tribuna do plenário para se desculpar da agressão à vereadora Nely Almeida. Nunca tive a intenção de brigar com colegas ou denegrir a imagem da Câmara, apenas tive uma reação automática depois de ser agredido. Nely preferiu não se pronunciar. Sou avó, criei meus filhos e nunca em minha vida fui tão desacatada como por esse jovem, respondeu.
Antes da sessão, o presidente da Câmara, vereador João Cláudio Derosso (PFL), reuniu-se com cada um dos vereadores brigões. Todos apresentaram seus motivos e concordaram em não levar adiante nenhuma medida contra outros vereadores, garantiu. (E.C.)





