Depois de reportagem, deputados entregam carteira de habilitação
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 26 de maio de 2009
Rosiane Correia de Freitas<br>Equipe da Folha 
Curitiba - Dois dos cinco deputados estaduais que estão com a carteira nacional de habilitação (CNH) suspensa confirmaram ontem que entregaram o documento ao Departamento de Trânsito do Paraná (Detran). Marcelo Rangel (PPS) tem 25 pontos registrados e está com a carteira suspensa de 26 de maio a 24 de junho. Péricles de Mello (PT), 107 pontos na carteira, também entregou o documento ao Detran.
A situação das CNHs dos parlamentares veio a público depois que a FOLHA publicou com exclusividade, no último domingo, um levantamento com as multas e a pontuação de 39 dos 54 deputados do Paraná. Apesar das infrações não terem sido cometidas por mim, vou assumir a responsabilidade, declarou Rangel. Além da suspensão o deputado também terá que frequentar 30 horas de curso de reciclagem.
Para Rangel, os pontos obtidos com infrações de estacionamento irregular não deveriam ir para a carteira. Acho um absurdo perder ponto por causa da Zona Azul (estacionamento regulamentado de Ponta Grossa, base eleitoral do deputado), reclamou.
Já Péricles de Mello diz que não dirige, mas vai cumprir a suspensão para regularizar a carteira. Só ando com motorista, mas mesmo assim vou fazer o curso de reciclagem em Ponta Grossa, adiantou. Para o deputado, a questão do trânsito é um aprendizado. Agora as coisas estão mais tranquilas e não tenho tido mais multas registradas na minha carteira, contou. A última multa creditada a Mello é de outubro de 2007.
Segundo o Detran, o motorista que está com a carteira suspensa deve entregar o documento ao órgão para cumprir a penalidade. Também é necessário participar de um curso de reciclagem de 30 horas. Depois de cumprido o prazo de suspensão o motorista volta ao Detran e recupera o documento e o direito de dirigir.
Além de Mello e Rangel, os deputados Caíto Quintana (PMDB), que tem 61 pontos na carteira, e Fernando Ribas Carli Filho (PSB), 125 pontos, também estão com o documento suspenso. O levantamento publicado pela FOLHA também incluiu os ex-deputados Geraldo Cartário (PDT), cassado em março, e Carlos Simões (PR), que deixou o cargo na última segunda-feira, dia 25.
Mais notificações
Chegou a 22 o número de deputados estaduais com notificação de suspensão da carteira de habilitação. Dos 16 condutores cuja pontuação a FOLHA não teve acesso, onze informaram à reportagem o número da CNH para consulta. Desses, cinco apresentam notificação de suspensão. Com esses novos dados, o total de parlamentares com problemas na carteira chega a 40,74%.
Segundo dados do Detran, estão com notificação de suspensão do direito de dirigir os deputados Elio Rusch (DEM), que soma 44 pontos na carteira, e Edson Strapasson (PMDB), que tem 7, mas recebeu uma notificação direta por transitar em velocidade superior ao limite em 50%.
Já Cleiton Kielse (PMDB) não informou o número da CNH para FOLHA, mas declarou em nota enviada por e-mail à reportagem que possui 27 infrações na carteira e que está recorrendo à Junta Administrativa de Recursos (Jari) do Detran e ao Conselho Estadual de Trânsito (Cetran). O deputado também afirmou que irá entregar prontamente a carteira caso seus recursos sejam indeferidos.
Ademir Bier (PMDB), Fábio Camargo (PTB) e Luciana Rafagnin (PT) estão com a CNH regular. O deputado Antônio Anibelli
(PMDB) foi procurado pela reportagem e se recusou a informar a situação da carteira.


