A Câmara de Vereadores de Campo Mourão aprovou anteontem, em segundo e último turno, um projeto de resolução que muda as sessões ordinárias para o período da manhã. Já a partir das próximas reuniões ordinárias, no dias 21 e 22 deste mês, as sessões vão começar às 8 horas. A reunião de anteontem, a última realizada à noite, começou às 20 horas. As sessões na Câmara de Campo Mourão eram realizadas à noite há pelo menos 30 anos.
O projeto que alterou o horário das reuniões foi à votação sem nenhuma polêmica. Dos 15 vereadores, 12 assinaram a proposta. Na hora da votação, porém, houve cinco votos contrários. O presidente da Câmara, José Eugênio Maciel (PPS), acha que o novo horário é válido como experiência. ‘‘Pela manhã as sessões poderão ser melhor acompanhadas pela população e pela própria imprensa.’’ ‘‘Se não der certo, a próxima legislatura pode mudar isso’’, emendou.
Os vereadores alegam que, de dia, será possível consultar documentos e órgãos públicos. Com a mudança, a Câmara também espera economizar com o pagamento de horas extras para os servidores que tinham que acompanhar as reuniões à noite. O vereador Antônio Carlos Verri Mançano (PMDB), no entanto, não gostou da mudança. ‘‘Foi uma atitude eleitoreira, para que os candidatos à reeleição possam participar de comícios’’, acusou.
Para tentar descaracterizar essa ‘‘suspeita’’, os vereadores rejeitaram duas emendas apresentadas à proposta original. Uma previa que o novo horário funcionasse somente até outubro e, outra, que passasse a vigorar apenas depois de outubro.

mockup