Curitiba - Há 21 meses a diretoria legislativa da Assembleia do Paraná determinou que o acesso aos diários oficiais da Casa fosse limitado. Só poderiam ter acesso às publicações quem fosse autorizado pela Diretoria Geral. Os documentos ficavam na biblioteca da Casa e foram retirados de lá depois que a FOLHA publicou, em julho de 2008, reportagem sobre a nomeação de servidores comissionados do órgão. Esta semana a reportagem verificou que a coleção de diários voltou à biblioteca. Segundo funcionários da Casa o retorno das publicações aconteceu há duas semanas.
Na época, o presidente da Assembleia, deputado Nelson Justus (DEM) disse que os diários teriam sido enviados para encadernação. Durante os 21 meses não foi somente a imprensa que ficou sem poder consultar os documentos. Funcionários da Casa informaram à reportagem que mesmo pesquisadores e profissionais interessados em fazer pesquisa legislativa ficaram sem acesso aos diários durante esse período.
A FOLHA procurou a Presidência da Casa para saber o que motivou o retorno dos diários à biblioteca. Nenhum resposta foi recebida até o fechamento dessa edição.
A coleção disponível para consulta na biblioteca engloba publicações de 1888 a 2010, mas não está completa. A biblioteca não tem qualquer registro dos diários dos anos 1961 a 1970. Há também exemplares de 1978 a 2010, com exceção dos registros dos anos 1988, 1994 a 2001 e 2007.
Já a coleção dos diários de 1971 a 1973 e de 1977 a 1979 só está disponível na biblioteca por iniciativa de um ex-deputado. Os exemplares foram doados recentemente à Assembleia pela família do José Muggiati Filho, que faleceu no último dia 25 de abril. Muggiati Filho foi deputado de 1971 a 1978 e presidente do MDB de 1972 a 1975.
Não há como saber também se a coleção disponível para consulta contém todos os exemplares da publicação, uma vez que não há numeração dos chamados ''diários avulsos''.

mockup