Imagem ilustrativa da imagem Denúncia de Boca Aberta contra Rony e Takahashi é arquivada
| Foto: Roberto Custódio



O MP (Ministério Público) do Paraná arquivou duas denúncias feitas pelo ex-vereador Emerson Petriv (PR), o Boca Aberta. A primeira contra o presidente da Câmara Municipal de Londrina, Mario Takahashi (PV) e outra que tinha como alvo o vereador Rony Alves (PTB). Durante a tramitação da CP (Comissão Processante), Petriv abriu uma representação no MP questionando a empresa contratada por Rony Alves, em viagem que feita por ele ao Japão em 2014, quando ocupava a presidência da Casa. Em inquérito civil aberto no MP, Boca Aberta também colocou em dúvida outra visita ao Japão feita por Takahashi em abril deste ano.

A promotora Sandra Koch escreveu em seu parecer que faltaram elementos comprobatórios na denúncia contra o presidente da Câmara. Já o promotor Ricardo Benvenhu escreveu, no último dia 30 de novembro, que restou infundada a acusação e constatou "inexistência de ilegalidade" na viagem realizada por Alves.

ALGOZES

"Ele e o advogado dele tentaram jogar nosso nome na lama. Nesta cidade tem vereador que honra seus votos", esbravejou Rony Alves na sessão desta terça-feira (5). Mais sereno com a notícia, Takahashi declarou apenas que "várias denúncias" infundadas foram feitas para tumultuar o processo de cassação. "Haja vista que todas viagens da Câmara são auditadas, de acordo com as leis e são amplamente divulgadas no nosso portal da transparência". Alves e Takahashi foram dois dos principais algozes do processo que culminou na cassação do mandato de Petriv em outubro.

O polêmico vereador, foi o mais votado nas últimas eleições com mais de 11 mil votos. Boca Aberta foi cassado, por 14 votos dos 19 vereadores, por quebra de decoro por fazer uma 'vaquinha' virtual para pagar uma multa eleitoral de R$ 8 mil.