O ex-procurador da Lava Jato e ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Novo) confirmou nesta sexta-feira (19) sua pré-candidatura à Prefeitura de Curitiba. A informação consta em uma notificação assinada pelo presidente estadual da sigla, Lucas Santos.

No documento encaminhado ao Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas, a agremiação pede que o nome de Dallagnol conste nas próximas pesquisas de opinião.

Em entrevista concedida à FOLHA em dezembro, o ex-deputado já sinalizava que gostaria de permanecer na política e concorrer ao cargo de prefeito da capital paranaense.

“Sobre a prefeitura de Curitiba, posso dizer que teremos um candidato próprio, que poderá ser eu ou minha amada esposa Fernanda, ou as vereadoras de Curitiba Indiara Barbosa e Amália Tortato. O Novo tem ótimos quadros e mesmo que eu não concorra, vamos indicar o melhor nome para disputar a prefeitura”, disse.

LEIA MAIS

Após perder mandato de deputado, Dallagnol mira prefeitura de Curitiba

Nas eleições de 2022, Dallagnol foi o candidato mais votado do Paraná para o cargo de deputado federal, somando 345 mil votos. Em maio de 2023, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) cassou por unanimidade o registro da candidatura do ex-procurador; isso, no entanto, não resultou em inelegibilidade.

Dallagnol, que se filiou ao Novo em outubro do ano passado, disse que seu intuito é fortalecer o partido para as eleições municipais, “formando e capacitando novas lideranças políticas que vão invadir democraticamente o Congresso Nacional em 2026 e transformar a política brasileira”.