Delegados devem ser definidos hoje
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 30 de março de 2000
PONTA GROSSA
Delegados devem ser definidos hoje
Arquivo FolhaLeonyl Ribeiro pretende avaliar currículo e ouvir a população localO delegado-geral da Polícia Civil, Leonyl Ribeiro, passou a tarde de ontem em Ponta Grossa acompanhando a crise 13ª Subdivisão Policial do município. Anteontem, foram afastados o delegado-chefe Emílio Wzoreck e o titular da Antitóxicos, Cassio Wzoreck. Pai e filho são acusados de envolvimento com o tráfico de drogas. Eles retiraram ontem seus pertences das delegacias onde atuavam e ficarão à disposição da Divisão do Interior. Mesmo não tendo os nomes confirmados oficialmente, os delegados Noel Mochinski da Mota e Mário Machado já estavam ocupando ontem as funções.
Mochinski, que era o titular do 3º Distrito Policial, ocupa interinamente a Chefia da 13ª Subdivisão. Mário Machado, que tinha sido indicado pelos próprios representantes do Conselho de Segurança de Ponta Grossa, deve ser confirmado na Delegacia de Antitóxicos.
Os dois nomes são bons. Mas temos que analisar os currículos deles e verificar o que a população local quer, afirmou ontem à tarde o delegado-geral. Ele confirmou que somente hoje vai anunciar os nomes dos novos delegados.
A Folha tentou falar com o delegado Noel Mochinski, mas não foi possível. Ele participou de reuniões durante todo o dia. Já o delegado Mário Machado, que já assumiu a Antitóxicos de Ponta Grossa em 1991, falava como nomeado. Disse que irá implantar um estilo de trabalho voltado à prevenção. Acho que a Polícia Civil tem que deixar de ser repressiva apenas. Precisamos de uma polícia comunitária, afirmou.
Machado foi afastado da Antitóxicos em 1992, ainda no governo Roberto Requião (PMDB), quando prendeu três policiais civis acusados de participação com desmanches de carros roubados. Naquela época, a situação já era de descontrole, declarou. O delegado ficou um tempo no corredor da Polícia Civil. Depois foi transferido para Piraí do Sul e Castro. A minha transferência foi política, afirmou.(L.P)