Delegado da PF indicado por Lula deixa o cargo
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 24 de agosto de 2004
Das agências 
Brasília - Após uma noite inteira de negociações, Francisco Baltazar da Silva pediu exoneração do cargo de superintendente da Polícia Federal em São Paulo, por ''razões pessoais''. Indicado na cota pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Baltazar sofreu pressões nos últimos meses para deixar o posto. Aposentado, ele não deve continuar trabalhando na PF. ''Ele mandou um pedido de demissão e o pedido foi aceito. É um homem com quem temos relações antigas, que prestou bons serviços a São Paulo nesses quase dois anos em que trabalhou lá'', disse o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos.
Embora não mencionados oficialmente, foram três os motivos para a queda de Baltazar: 1) compra de dólares de Antonio Claramunt, o Toninho da Barcelona, preso na semana passada, com explicação considerada contraditória à direção da PF (ele admite ter comprado US$ 134,6 mil de Barcelona, de 1997 a 2002); 2) supostas irregularidades em inquéritos instaurados durante sua gestão; 3) suspeita de vazamento de informações sigilosas da operação Farol da Colina para doleiros investigados em São Paulo, dando tempo para que fugissem.
O juiz da 4 Vara Federal do Pará, Antônio Carlos de Almeida Campelo, determinou a libertação dos oito empresários presos em Belém pela Polícia Federal, no começo da semana passada, durante a operação Farol da Colina. Eles são acusados de evasão de divisas para o exterior e sonegação fiscal e deverão responder ao processo em liberdade.
A PF apresentou, ontem em Manaus-AM, as pedras preciosas e semipreciosas apreendidas com os empresários Gilberto Benzecry, Carlos Cortez e Manoel Cortez, detidos pela Operação Farol da Colina na semana passada. Entre as 2.144 pedras apreendidas, 11 são diamantes com aproximadamente meio centímetro de diâmetro.


