O MDB oficializou na noite desta terça-feira (15) o nome do delegado aposentado da Polícia Civil e professor de direito Águila Misuta como candidato a prefeito de Londrina em convenção partidária virtual. O vice da chapa não foi definido ainda, mas deverá sair de um dos quatro partidos que vão compor a chapa: DC, PMN, PRTB e PMB.

Imagem ilustrativa da imagem Delegado Águila Misuta é o candidato do MDB em Londrina
| Foto: Divulgação

A coligação será denominada "Londrina no século 21", porque segundo o agora candidato, apesar do século ter começado há duas décadas, o município ainda opera de forma arcaica na gestão pública. Formado também em arquitetura, o ex-delegado diz que quer se dedicar ao planejamento urbano. "Temos que ter olhar técnico. Nossa cidade carece de um planejamento urbano apropriado".

Sobre o Plano Diretor em debate na Câmara Municipal, Misuta afirma que o processo é marcado por equívocos. "Temos ter que um olhar jurídico sobre o tema, o Estatuto das Cidades diz que o plano precisa ser revistado a cada 10 anos, não ser totalmente refeito, gerando um trauma na cidade. Precisamos de um modelo que traga desenvolvimento."

Como proposta, o candidato do MDB antecipa que quer aplicar um modelo de cidade inteligente. "Com implemento de tecnologia para sair da mesmice. Esse é um dos grandes debates da gestão pública, que deve ser técnica e não amadora. Mas vamos discutir também as demais áreas como segurança pública, em que atuei por duas décadas, empregabilidade e mobilidade urbana", cita, elencando alguns dos temas centrais nas eleições municipais.

Questionado pela FOLHA por estar na disputa com candidatos mais conhecidos do eleitorado como prefeito, ex-prefeito e deputados, o delegado aposentado minimiza a desvantagem. "A intenção é apresentar uma proposta, o perfil de cada candidato para os eleitores. Precisamos de renovação, de novas propostas, uma opção. O primeiro passo será conhecido, mas quando a campanha começar todos terão o mesmo espaço para apresentar as propostas."

TRAJETÓRIA

Nelson Águila Misuta, 57 anos, é formado em direito pela UEL (Universidade Estadual de Londrina), arquitetura e urbanismo pela Pitágoras e ciências sociais e administração pela Uenp. Ele foi delegado da Polícia Civil por 20 anos e atualmente é professor de direito penal na UniFil.

Antes de entrar no MDB, o delegado aposentado chegou a passar por outros partidos, mas nunca se candidatou a cargos políticos.

OUTROS CANDIDATOS

Já confirmaram candidatura a prefeito outros seis candidatos: Boca Aberta (Pros), Barbosa Neto (PDT), Carlos Scalassara (PT), Marcio Sanches (PCdoB), Tiago Amaral (PSB), Marcio Stamm (PODE). Ainda restam as convenções do PP, do prefeito Marcelo Belinati, e PSL, do deputado federal Filipe Barros, marcadas para esta quarta-feira (16).