Defesa tenta tirar Carlos Júnior da prisão
PUBLICAÇÃO
sábado, 14 de fevereiro de 2004
Vanessa Navarro<br>Reportagem Local 
A defesa do empresário londrinense Cassimiro Zavierucha, 58 anos, preso anteontem pela Polícia Federal (PF), deverá ingressar amanhã com pedido de habeas corpus no Tribunal Regional Federal (TRF) da 4 Região, em Porto Alegre. ''Carlos Júnior'', como é conhecido o empresário, foi condenado pela Justiça Federal a seis anos de reclusão, em regime fechado, por crime de sonegação fiscal.
Segundo o delegado-chefe da PF em Londrina, Sandro Roberto Viana dos Santos, a Justiça pediu urgência no cumprimento do mandado de prisão, para evitar uma possível fuga. ''Recebi o mandado por fax, para ser cumprido imediatamente, às 17h30 de sexta-feira. Por volta das 18 horas, participei pessoalmente da prisão do Zavierucha, em frente à residência dele, no Jardim Shangri-la (Zona Oeste)'', detalhou. Não houve resistência, de acordo com o delegado.
O advogado do empresário, Mauro Viotto, criticou a postura da Justiça. Ele defendeu que a conduta de seu cliente não justificava uma prisão feita ''às pressas, após o encerramento do expediente forense e sem que a defesa tivesse acesso aos autos do processo'' em que o empresário foi julgado. ''Ele (Zavierucha) é réu primário, mora na cidade e compareceu a todos os atos do processo'', destacou.
Viotto contou que o processo contra Zavierucha foi aberto em 2002. Segundo o advogado, o empresário moveu uma ação civil contra a União, para declarar nulos os lançamentos feitos pela Receita Federal que pesam contra ele. ''O juiz federal deveria ter ao menos aguardado o julgamento dessa ação. Se for julgada procedente, não há crime de sonegação'', sustentou. Carlos Júnior possui uma empreiteira em Londrina.
Tanto o advogado quanto o delegado-chefe da PF negaram que haja ligação desse processo com àquele referente ao caso Ama/Comurb, escândalo de corrupção que veio à tona durante a terceira gestão do ex-prefeito Antônio Belinati (PSL). Zavierucha, apontado como caixa de campanha do ex-prefeito, foi acusado de participação no esquema de desvio de recursos e chegou a ser preso, em 2001, junto com Belinati.


