Em decisão histórica, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) julgou procedente nesta quinta-feira (17) a ação anulatória proposta pelo candidato a vereador de Londrina, Zezinho Fisioterapeuta (PDT), e reconheceu que houve a violação dos direitos da pessoa com deficiência.

José Giuliangeli Castro, conhecido como Zezinho Fisioterapeuta, é deficiente visual há 27 anos e deixou de complementar sua prestação de contas referentes as eleições de 2018, porque não compreendeu o teor de uma intimação que lhe foi entregue por escrito.

O advogado do candidato, Jordan Rogatte, disse que o TRE reconheceu que o candidato com deficiência visual tem direito a intimação diferenciada, conforme assegurado pela Convenção Internacional da Pessoa com Deficiência, Constituição Federal e Estatuto da Pessoa com Deficiência.

Imagem ilustrativa da imagem Decisão favorável no TRE ao PDT poderá reconduzir Roberto Fú à Câmara

Com esta decisão, o registro de candidato de Zezinho Fisioterapeuta foi deferido e os 1080 votos obtidos por ele passam a ser computados ao PDT Londrina. Isto é, pelo cociente eleitoral a legenda passa a ter direito a uma vaga na Câmara Municipal de Londrina, a qual deve ser ocupada por Roberto Fu que poderá passar para o quinto mandato consecutivo.

Com a possível confirmação, quem poderá perder a cadeira é o MDB que elegeu Mario Correa Faria Junior, o servidor público conhecido como 'Marinho' que obteve 1.990 votos em 15 de novembro. Já Fú conquistou 1.844 votos, mas com a soma dos votos de Zezinho, o PDT ultrapassa o MDB na soma da legenda. Ainda cabe recurso ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Imagem ilustrativa da imagem Decisão favorável no TRE ao PDT poderá reconduzir Roberto Fú à Câmara

Procurado pela FOLHA, Marinho diz que terá uma resposta na tarde de sexta, antes da diplomação marcada para às 16h. Roberto Fú estava participando de sessão da Câmara e não atendeu as ligações.