Esboço de estratégias, cortes, negociações. Para o novo prefeito de Ibiporã (14 km a leste de Londrina), Alberto Baccarim (PPS), dificilmente os três primeiros meses de 2005 devem ter alguma novidade além dessa tríade. Primeiro chefe de Executivo da região de Londrina a anunciar a diminuição de secretarias para cortar gastos, o engenheiro químico ambiental de 49 anos espera o diagnóstico solicitado ao novo secretariado no chamado ''Plano de 100 Dias'' para saber que setores priorizar ao longo de 2005.
Apesar da aparente inércia, o ex-vice-prefeito da gestão anterior garante que, em dezembro, uma das principais reclamações do ibiporãense deve ser ao menos amenizada: a falta de empregos. Foi com base nesse argumento que sete das 12 secretarias funcionam hoje com equipes bastante reduzidas e sem secretários, apenas com diretores. A razão tem nome e preço: um terreno de R$ 500 mil a ser adquirido ainda neste semestre, onde será erguido o futuro Parque Industrial de Ibiporã, no Contorno Norte. ''Esse é nosso grande desafio para o ano, porque a cidade está com quase 3 mil desempregados'', justificou.
Outra iniciativa sem data para começar, mas dada como certa ainda para os próximos 12 meses, é o Centro de Qualificação Profissional, cuja especialidade deve ser voltada aos trabalhadores do setor de confecções. Terreno para a obra já existe; o maquinário vai depender da boa vontade de terceiros. ''Ainda este mês vou falar com empresários e conversar com o Senai. Tenho certeza que muitos nos ajudarão, porque hoje falta para eles essa mão-de-obra qualificada'', acredita Baccarim.
Além da promessa da geração de empregos, a população também pode cobrar, até dezembro, obras nas áreas de esporte, lazer e turismo, em razão de duas emendas parlamentares já aprovadas de R$ 200 mil cada uma. Coincidentemente ou não, são esses mesmos setores, junto à Fundação Cultural onde mais da metade do pessoal foi cortado , os mais atingidos pela redução de custos. ''Pedi que não contratassem gente este ano'', comentou o prefeito. Da verba dos deputados, por enquanto a única destinação definida é a da revitalização de fundos de vale do município.
Amanhã: veja como está a situação em Tamarana.

mockup