Os deputados do Paraná, donos de cartório no Interior, que se cuidem. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Paraná está de olho nas novas movimentações da classe que, na semana que passou, aprovou projeto de lei que institui reajustes escandalosos de até mil por cento sobre serviços prestados pelos cartórios de todo o Estado.
PODERES - O projeto é tão polêmico que o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Vicente Troiano Netto, não teve como se omitir. O Poder Judiciário encaminhou expediente ao governador Jaime Lerner (PFL) alertando-o da complexidade do reajuste. Lerner ainda não se manifestou sobre a matéria. Se sancionar, compra briga com o Poder Judiciário. Se vetar, com o Poder Legislativo.
CREDIBILIDADE - Traumatizado com pesquisa apontando que os políticos são a classe com menor credibilidade junto à população brasileira, o senador Osmar Dias (PDT) apressou-se em justificar –ao dar palestra na PUC sobre projetos de segurança–, que estava lá ‘‘como professor’’ e ‘‘não como político’’. Os professores ganham de longe dos políticos no quesito credibilidade, de acordo com a pesquisa.
MEMÓRIA - O líder do governo na Assembléia Legislativa, Durval Amaral (PFL), rebateu as acusações do senador Roberto Requião (PMDB), de superfaturamento nas obras de Porto Camargo, com uma provocação. ‘‘Ele poderia ter feito e não fez.’’ Detalhe: Amaral era secretário de Estado quando da administração Requião.
FALTOU CORAGEM - Outro ex-secretário rancoroso, só que de Lerner, Giovani Gionédis, disse que não pretende levar a disputa pelo governo para o lado pessoal. Entretanto, Gionédis não perdeu a chance de dar uma cutucada no governador. ‘‘Faltou coragem ao governo para fazer certas coisas.’’ Gionédis defende uma ampla reforma administrativa, e classifica as mexidas promovidas por Lerner de ‘‘paliativas’’.
CAPITALIZAÇÃO - Foi aprovada, na sexta-feira que passou, em assembléia geral extraordinária, a capitalização das ações da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). O aumento do capital social da empresa em R$ 386,7 milhões vai permitir à estatal obter novas linhas de financiamento.
DESEMBARGADORA - A juíza do Tribunal de Alçada, Conchita Toniolo, é a nova desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná. Foi escolhida por unanimidade em sessão do Órgão Especial do TJ, realizada anteontem. A promoção foi pelo critério da antiguidade.
FÓRUM - O Sindicato dos Engenheiros do Paraná (Senge) concorda com o Instituto de Engenharia do Paraná (IEP): não tem cabimento a tese de implosão do esqueleto da obra que deveria ser o Fórum de Curitiba, no Centro Cívico. O custo da demolição seria 35% mais caro que a recuperação da estrutura inacabada.
PERGUNTINHA - Lerner sanciona o projeto que aumenta as custas judiciais?
Leandro Donatti e sucursais
[email protected]

mockup