Imagem ilustrativa da imagem "De carona", vereadores tentam flexibilizar uso de máscara em Londrina
| Foto: Devanir Parra - CML

De carona no debate da Assembleia Legislativa do Paraná sobre revogação de uso de máscara e na tentativa de obter algum protagonismo sobre a decisão de flexibilizar o equipamento de proteção usado no enfrentamento à pandemia de Covid-19, um grupo de vereadores apresentou nesta terça (15) o projeto de lei que visa tornar facultativo em Londrina o uso de máscaras ao ar livre e em alguns espaços como escolas. A matéria foi apresentada em regime de urgência (sem estar prevista na pauta semanal), aprovada na Comissão de Justiça da Câmara Municipal de Londrina no final da tarde desta terça-feira (15) e foi aprovada em plenário à noite por 17 votos favoráveis e um contrário.

LEIA TAMBÉM:

Assembleia aprova fim da obrigatoriedade do uso de máscara no Paraná

O projeto foi apresentado pelos vereadores Jessicão (PP), Deivid Wisley (Pros), Giovani Mattos (PSC), Mara Boca Aberta (Pros) e Santão (PSC) e aprovado nas comissões, mesmo sendo classificado de inconstitucional, segundo o parecer assinado pelo advogado da Casa, Rafael Carvalho Neves dos Santos. "O projeto, ao flexibilizar o uso da máscara quando a legislação federal ou estadual ainda exige seu uso de forma obrigatória, e sem que haja qualquer estudo técnico e estratégico que o acompanhe, escapa da competência supletiva municipal prevista no artigo 23, da Constituição [...] que, repita-se, somente pode ser exercida quando visar medidas técnicas consideradas promotoras e protetoras da saúde pública."

No parecer o advogado público ainda ressaltou que caberá somente ao Prefeito "adotar medidas administrativas para tanto, por meio de Decreto, na qualidade de gestor local de saúde, e somente se embasado em informações técnicas e estratégicas". O próprio prefeito Marcelo Belinati (PP) reiterou, em entrevista coletiva na segunda-feira (14), que o uso de máscaras de proteção por conta da pandemia de coronavírus continua obrigatório em Londrina. Ele garantiu ainda não ter a intenção de baixar um decreto municipal flexibilizando a utilização dos acessórios na cidade. Belinati pediu um pouco mais de paciência à população e destacou que as máscaras só vão deixar de ser obrigatórias no município após recomendação por parte do governo do Estado.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link