Cristovam vai recorrer da decisão do TRE
Mariângela Gallucci
Agência Estado
De Brasília
Os advogados do ex-governador do Distrito Federal Cristovam Buarque (PT) decidiram que vão recorrer, se necessário até ao Supremo Tribunal Federal (STF), para tentar derrubar a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que o condenou a três anos de inelegibilidade. Antes do STF, o caso pode ser analisado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Corte que, em 1998, anulou decisão que declarava inelegível o governador do Amapá, João Capiberibe (PSB).
Cristovam e o líder do PT da Câmara, José Genoíno, consideraram política a decisão do TRE. Há chances de os advogados de Cristovam terem êxito ao apresentar um recurso ao TSE. Além da decisão que beneficiou Capiberibe, o tribunal rejeitou no ano passado um recurso que tinha como objetivo a cassação do registro do atual governador de Alagoas, Ronaldo Lessa (PSB). A alegação do pedido recusado pelo TSE era semelhante à que condenou o ex-governador do Distrito Federal: Lessa teria usado indevidamente os meios de comunicação social.
Cristovam foi condenado pelo TRE por abuso do poder de autoridade e uso indevido de veículos e meios de comunicação social. O problema teria ocorrido na publicidade institucional do governo de Cristovam, então candidato à reeleição. Relator da representação julgada pelo TRE, o desembargador José de Campos Amaral citou publicidade publicada num jornal de Brasília na qual se afirmava que determinadas porcentagens de migrantes desempregados eram originários de Estados governados pelo PMDB. O então principal adversário de Cristovam e atual governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz, pertence ao PMDB.
Se a decisão do TRE não for cassada, o ex-governador ficaria inelegível até outubro de 2001 e, se quisesse, poderia disputar as eleições para o governo do Distrito Federal ou para a Presidência da República.





