Curitiba - O ex-ministro da Educação e candidato pelo PDT à presidência da República, Cristovam Buarque, esteve ontem em Curitiba, onde cumpriu agenda de campanha defendendo sua principal bandeira, a educação. Sobre esse tema, o ex-ministro criticou uma declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atacado muitas vezes pelos adversários por não ter obtido diploma universitário , de que seria preciso votar em um presidente que não tivesse diploma universitário, porque esse presidente saberia o que fazer pela educação no Brasil.
''O que ele falou foi uma frase contra a educação no País. Até um analfabeto pode ser um bom presidente, mas essa foi uma frase infeliz do presidente'', comentou Buarque.
O candidato defende atenção especial à educação de base. ''O Brasil tem craque de futebol porque eles jogam desde os quatro anos de idade'', comparou. Sobre a economia, Buarque disse que as pilares centrais são estabilidade e sustentabilidade. Sobre a segurança pública, o pedetista comentou que essa responsabilidade deveria ser do próprio presidente, pois os estados não estão conseguindo dar conta sozinhos da criminalidade.
Em relação à corrupção, Buarque foi enfático. Disse que a corrupção precisa ser chamada de ''ladroagem'', porque isso mudaria a percepção das pessoas sobre o problema. ''Quem rouba carteira é ladrão, e quem rouba o Estado é corrupto'', comparou. Ele também reclamou da importância dada às pesquisas de opinião. ''A robótica chegou à política. Os políticos são robozinhos. Faltam líderes'', criticou, explicando que são governados pelas pesquisas de opinião e pelos marqueteiros.
Ao conversar pela manhã com os jornalistas, no Hotel Bourbon, Buarque foi questionado ainda sobre a ausência, no evento, do candidato do PDT ao governo do Estado, o senador Osmar Dias que não era um entusiasta da candidatura própria do PDT à presidência. ''Imagino que ele precise estar em outro lugar, e dois candidatos separados fazem mais que dois juntos'', respondeu. O vereador Jorge Bernardi (PDT) disse que Osmar pediu que ele o representasse no evento porque o senador tinha agenda em Palmas.
Buarque concedeu uma entrevista coletiva pela manhã, e depois sua agenda na cidade incluía uma caminhada pela tradicional feira de artesanato do Largo da Ordem, almoço com professores e lideranças partidárias, uma teleconferência sobre suas propostas para a área de educação, uma caminhada no Parque Barigui e, à noite, participação em uma conferência sobre direitos humanos. Hoje Buarque segue para Londrina e depois vai a Maringá.

mockup