Mais da metade dos 19 vereadores da atual legislatura da Câmara Municipal vai tentar alçar novos voos dentro da política neste ano. As próximas eleições devem contar com 12 parlamentares como pré-candidatos a deputado federal ou estadual, aumento de 140% em relação aos componentes do Legislativo que se candidataram em 2018.

Na época, a Câmara foi "representada" por Júnior Santos Rosa, Padre Roque, Daniele Ziober, Tio Douglas e Filipe Barros, o único do grupo que se elegeu para o Congresso Nacional. Os outros tentaram um cargo na Assembleia Legislativa, mas saíram derrotados. Barros é um dos defensores mais ferrenhos do presidente Jair Bolsonaro (PL) na região.

LEIA MAIS

Doze vereadores são pré-candidatos nas eleições de outubro

Em 2022, o número promete ser bem maior. Segundo levantamento feito pela FOLHA, dos 12 postulantes, quatro são pré-candidatos a deputado federal. São eles: Jessicão (PP), Deivid Wisley (PROS), Eduardo Tominaga (PSD) e Lenir de Assis (PT). Mara Boca Aberta (PROS), outra cotada para a função, disse que está à disposição do partido. Ela, Deivid e Jessicão cumprem o primeiro mandato como vereadores.

Consultados, Ailton Nantes (PP), Giovani Mattos (PSC), Jairo Tamura (PL), Fernando Madureira (PP), Matheus Thum (PP), Daniele Ziober (PP) e Emanoel Gomes (Republicanos) asseguraram que tentarão a eleição para a Assembleia. Mattos e Thum são outros dois parlamentares em primeiro mandato.

"Consegui construir uma pré-candidatura com o apoio do prefeito Marcelo Belinati. Será importante para elaboração e execução de bons projetos para Londrina. Já escolhi algumas pautas, como a duplicação da PR-445 e a situação dos pedágios que impactam diretamente a economia de Londrina e região. Quero ajudar em Curitiba com o desenvolvimento dos projetos da nossa cidade", disse Thum.

Mattos explicou o motivo de buscar uma cadeia na Alep com menos de dois anos de atuação na Câmara. "Não vejo problema do vereador se candidatar para deputado no meio do mandato. Aqui nosso papel é mais de fiscalização. Na Assembleia, posso buscar mais recursos para o município. Não podemos depender de representantes de outras regiões. Toda ajuda é bem-vinda, mas dependência não", argumentou.

NA CONTRAMÃO

Se há gente querendo galgar degraus na política estadual e federal, tem vereador querendo ficar onde está. É o caso de Flávia Cabral (PTB), Chavão (Patriotas), Beto Cambará (Podemos), Santão (PSC) e Sônia Gimenez (PSB). A FOLHA não conseguiu contato com Lu Oliveira (PL) e Roberto Fú (PDT), que devem seguir o mesmo caminho.

"Sou novo ainda, cheguei agora. É o tempo de aprender sobre o que é ser vereador. Tanto é que participei de cinco comissões como membro pra entender como a coisa funciona. Pelo menos por enquanto, não pretendo ser deputado", avaliou Cambará.

"Da minha parte, não existe interesse em sair da Câmara agora. Só se houver uma mudança muito grande no cenário atual e surja essa necessidade. Muitas pessoas têm pedido para que eu tente a eleição, mas não é o meu desejo no momento", ponderou Santão, um dos parlamentares da Casa alinhados às pautas bolsonaristas.

AVALIAÇÃO

Professor de Ética e Filosofia da UEL (Universidade Estadual de Londrina), Elve Cenci considera que os vereadores, na maioria das vezes, se lançam para a Assembleia e o Congresso já sabendo que não serão eleitos. "É uma chance em dois anos de revisitar o eleitorado, ganhar visibilidade e aparecer em um momento eleitoral importante para fortalecer o vínculo com quem o elegeu. Na prática, ele está fortalecendo a sua imagem para a eleição pra próxima legislatura", comentou.

Para o especialista, há consequências nestas jogadas políticas. "Nós diluímos nossos votos em muitos nomes e não elegemos ninguém. Nessa toada, Londrina perde representatividade na Assembleia, por exemplo, para cidades menores, como Ponta Grossa, Cascavel e até Guarapuava. Se formos analisar proporcionalmente, sempre saímos perdendo. O reflexo surge quando cobramos o governo federal ou estadual e não temos força", completou. A cidade tem atualmente como representantes três deputados estaduais e outros três federais.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.