Pelo menos mais 49 prefeituras da região Norte do Paraná devem aderir, a partir de hoje, ao protesto iniciado na semana passada por 29 prefeituras do Noroeste do Estado contra a prorrogação do Fundo de Estabilização Fiscal (FEF). No Noroeste, as prefeituras ficarão fechadas até o próximo dia 27. No Norte, algumas paralisarão totalmente os serviços, outras farão meio expediente e algumas colocarão faixas e cartazes em protesto contra o governo federal.
Os prefeitos da Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop) e da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi) também decidiram pedir aos deputados federais que representam suas regiões para que reconsiderem seus votos favoráveis à prorrogação do fundo. A prorrogação do FEF até 1999 foi aprovada na semana passada, em primeiro turno, pela Câmara dos Deputados. A estimativa é que os municípios percam cerca de 12,4% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
O presidente da Amunop, José Carlos da Cruz (PDT), prefeito de Assaí, espera que a primeira aprovação seja revertida no segundo turno. ‘‘Os deputados são sabedores das dificuldades que os municípios enfrentam’’, afirmou o prefeito. Segundo ele, o FPM do último mês apresentou uma queda de 40% em relação ao que os municípios recebiam em janeiro. ‘‘A prorrogação dos 12,4% representa o décimo terceiro dos funcionários’’, disse.
Cruz ainda reclamou que a maioria dos prefeitos assumiu com problemas financeiros pendentes. ‘‘Fica inviável manter as prefeituras abertas’’, disse. ‘‘Em assembléia, a associação deliberou que se fechem as portas por uma semana para mostrar aos deputados que nós não estamos contentes.’ Depois de amanhã, alguns prefeitos pretendem estar em Curitiba para pedir o apoio do governador Jaime Lerner (PDT) à manifestação contra a prorrogação do FEF.

mockup