Curitiba - Artagão Júnior (PMDB) leu ontem, na Assembleia Legislativa (AL) do Paraná, requerimento assinado por 26 deputados estaduais pedindo a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os ''erros'' das pesquisas de intenção de voto. Quem começou o movimento de revolta entre os políticos foi o deputado estadual Reni Pereira (PSB), que venceu a eleição em Foz do Iguaçu contra todos os prognósticos dos institutos de pesquisa.
Apelidada de ''CPI do Ibope'', a comissão será composta por sete parlamentares e terá 180 dias para esmiuçar o resultado obtido pelas 695 pesquisas eleitorais registradas até ontem no Paraná, por ocasião das eleições municipais. Somente o Ibope, por exeplo, realizou 41 levantamentos em cidades paranaenses. Em Foz do Iguaçu, cidade de Reni Pereira, eles divulgaram na véspera da eleição que um dos adversários do deputado estadual, o candidato Chico Brasileiro (PCdoB), venceria o pleito com 10% de vantagem. Abertas as urnas, o resultado foi diferente.
''Na apuração dos votos em Foz do Iguaçu, o quadro inverteu e eu fiquei com mais de 7% na frente do meu concorrente'', reclamou Reni Pereira ao retornar à AL, chiando por conta da diferenta ter extrapolado a margem de erro da pesquisa. Três dias após o resultado, o político foi à Justiça Federal pedir auditoria nos levantamentos feitos pelo Ibope no Paraná. Não satisfeito, convenceu os colegas deputados a abrirem uma CPI somente para discutir o assunto.
Na capital do Paraná, somente o Datafolha apontou a tendência de mudança no eleitorado que levou Gustavo Fruet (PDT) ao segundo turno, superando o até então favorito ao segundo turno, Luciano Ducci (PSB), atual prefeito da cidade. Ducci também teve outros problemas com pesquisas, chegando a solicitar auditoria in loco dos questionários obtidos pelo instituto Datacenso, que ouviu 5.000 pessoas sobre o primeiro turno da eleição em Curitiba. Considerada a maior pesquisa desse tipo já realizada no Brasil, ela foi encomendada pelo candidato Ratinho Júnior (PSC), que apareceu na frente no resultado.

mockup